EN | ES

Henrique Mello está entre os destaques do Prêmio Deus Ateu como melhor ator pela peça Bruxas de Salém

Publicado em: 10/07/2023 | por: Beatriz Ennes

Fotografia colorida de Eduardo Chagas e Henrique Mello no espetáculo Bruxas de Salém

Eduardo Chagas e Henrique Mello no espetáculo “Bruxas de Salém”, com a Cia. Os Satyros | Foto: Andre Stefano

Na última semana, a 3ª edição do Estranho Prêmio Deus Ateu de Teatro e Artes divulgou sua lista de premiados. Entre os vencedores está Henrique Mello, colaborador da SP Escola de Teatro, na categoria de melhor intérprete, por seu trabalho com a Cia. Os Satyros na peça Bruxas de Salém. A peça também foi vencedora na categoria de melhor espetáculo.

A listagem do Deus Ateu selecionou os destaques da temporada da cena teatral do primeiro semestre de 2023 em dez categorias: melhor espetáculo, melhor programação, melhor elenco, melhor direção, melhor espetáculo solo, aplauso especial, destaque da temporada, melhor espetáculo em espaço não convencional, melhor intérprete e destaque.

Em sua crítica sobre o espetáculo, Marcio Tito, o idealizador da premiação, escreveu: “Confirmando antigos talentos e apresentando novos nomes, a peça é atitude de amor e luta. Declara um Brasil adoecido mas iluminado por um grupo atento aos sinais”.

Henrique Mello, que está nos Satyros há 19 anos, é o protagonista da produção e é elogiado por Tito por estar “em seu mais decisivo papel”. O crítico ainda conclui dizendo que o ator “entrega qualquer coisa além do extraordinário e confirma-se como um dos principais artistas de sua geração”.

“Agradeço imensamente ao Prêmio Deus Ateu e a seu idealizador, o crítico teatral que admiro muito Marcio Tito, por essa iniciativa. Ser reconhecido por um trabalho é sempre uma alegria tão grande para nós, profissionais do teatro. Um prêmio é como um combustível para continuarmos acelerando, e isso é algo que eu carregarei comigo enquanto viver.

Mas não posso deixar de dizer que esse mérito está longe de ser apenas meu, mas também de todo o elenco e da equipe técnica e criadora, especialmente do Ivam Cabral, idealizador do projeto, e do Rodolfo García Vázquez, nosso diretor, que nunca poupou esforços para nos direcionar para caminhos muito mais encantadores e afluentes que os nossos próprios, nos convidando sempre a dialogar com o que está acontecendo ao redor. E isso é um presente para nós atores.

Estar em cena com esse texto neste momento me enche de alegria, por se tratar de uma das minhas dramaturgias favoritas, porém me desespero ao perceber que, mesmo ter se passado tanto tempo após ter sido escrito por Arthur Miller, se mostra tão atual e necessário, como se não tivéssemos aprendido nada com nossos erros”, relata Henrique Mello.

A produção fica em cartaz até 27 de agosto, com apresentações de quinta-feira a domingo, no Espaço dos Satyros. Os ingressos podem ser adquiridos via Sympla.

+ SP Escola de Teatro oferece cinco vagas para imigrantes e refugiados; confira o edital




Relacionadas:

Notícias | 20/ 12/ 2024

Espetáculo “Radicalidades Feministas: Porque o Silêncio Também É Fala” estreia em 18/1 na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 19/ 12/ 2024

“Desculpa – Uma Inconveniência em 9 Partes” estreia em 18 de janeiro na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 18/ 12/ 2024

Inscreva-se no curso de extensão gratuito “Circo: Palhaçaria de Terreiro e Corpo Mandinga”

SAIBA MAIS