Na última sexta-feira, 2, aconteceu a segunda e última oficina de jogos teatrais promovida pelo Programa Oportunidades, da SP Escola de Teatro, para jovens LGBT+ atendidos pelo centro cultural Casa 1.
Para ministrar as atividades, as estudantes responsáveis dessa parceria, oMabz Oliveira da Luz e Hannah Abnner Amorim Ribeiro, do curso técnico de humor, passaram por uma formação política e cultural no espaço.
Fundada em 2017, a Casa 1 é um projeto de sociedade civil que tem como propósito a acolhida de jovens entre 18 e 25 anos que foram expulsos de casa pela família por suas orientações afetivas sexuais e identidade de gênero. O trabalho corre em paralelo às atividades do Centro Cultural e da Clínica Social, com todos os serviços ofertados gratuitamente.
Funcionando como casa de passagem, a residência tem como foco a promoção de autonomia e organização dos jovens que, de uma hora para outra, se veem sem um teto. Além das atividades temáticas pontuais, conta com aulas culturais e nesse contexto foram realizadas duas oficinas teatrais, a primeira foi no dia 25 de novembro e a última no dia 2 de dezembro.
Confira a galeria de fotos:
Sobre o Programa Oportunidades:
Um dos compromissos da iniciativa é estabelecer articulações entre a arte e a comunidade, aproximando os estudantes de sua função de artistas e cidadãos. A principal ação do Programa é a concessão de bolsas-auxílio, chamada Bolsa-Oportunidade, que é destinada a estudantes matriculados no Curso Técnico em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os contemplados devem cumprir atividades de contrapartida, realizadas por meio de uma busca de elementos de transformação social.