O grupo de Teatro E agora?, de Santa Catarina, foi selecionado para a 4° Mostra FacineBC, em Balneário Camboriú, com o projeto da minissérie/peça digital “Diário Pandêmico”.
A direção do espetáculo é de Arisson Fabrício Nunes Cordeiro, artista egresso de direção da SP Escola de Teatro, dramaturgia de Fabio Murilo e atuação de Ana Bertolina, Mixa Ribeiro, Ritha Lummertz, Everton Crescêncio e Marcos Alexandre.
Estudantes da SP Escola de Teatro criam projeto que une teatro, literatura e cinema
Em cena, eles apresentam uma realidade distópica, para alertar o público das mazelas que podem acontecer à humanidade em um futuro não muito distante.
“A história é contada através de um diário, um experimento conduzido por um cientista que apresenta ao espectador alguns espécimes, cada um em seu universo, cada um em sua própria pandemia, que podem ou não ser parecidos com a sua. Ao fim, é só uma lupa, lente de aumento”, revela o dramaturgo.
O projeto idealizado pelos artistas segue o mesmo processo de investigação em Teatro Digital idealizados pela SP e pela Cia. De Teatro Os Satyros nestes tempos pandêmicos, onde a única alternativa para continuar o fazer teatral é por meio das plataformas digitais.
Os atores foram a fundo na pesquisa de construção de seus personagens e todas e todos usaram suas próprias experiências- no trabalho, na família, nas relações sociais- para dar vida à estas pessoas vivendo em situações limite ou corriqueiras da vida humana, como explica a atriz Ritha Lummertz.
“Meu processo de criação foi baseado na minha experiência diária. Eu trabalho na secretaria de saúde da minha cidade, por este motivo acabo vendo todos os dias a desvalorização do SUS. A minha personagem, Graça, é uma mulher cansada de todos seus anos como enfermeira que entra em conflito com suas memórias e experiências. ”
A peça multimídia já ganhou o edital #SCulturaemSuaCasa promovido pela Fundação Catarinense de Cultura em 2020, e agora foi selecionada para a 4° Mostra FacineBC- muito prestigiada no sul do país, que será realizado de forma remota entre 25 a 28 de Abril, em Balneário Camboriú.
Por Luiza Camargo