Gabriel Hammer, estudante de dramaturgia da SP Escola de Teatro, é um entusiasta do teatro musical, principalmente em sua área de atuação, a escrita. Segundo o artista, sua pesquisa em dramaturgia musical foi decisiva na hora de escolher a SP para estudar.
“Antes, já tinha estudado música, canto popular e regência, com foco em composição. E dentro das minhas pesquisas, eu percebi que não tem muito material sobre esse tipo de pesquisa, em português. Um trabalho que me auxiliou muito nos estudos são os artigos do compositor, produtor musical, publicitário e professor Ricardo Severo, que já esteve como artista-formador da SP Escola, um dos motivos que fez com que eu me interessasse na pedagogia da instituição”, comenta.
1° Festival Paulista de Teatro Musical vai premiar autores e compositores
No início do período de distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19, Gabriel se uniu ao seu amigo de “confinamento”, o ator e compositor Artur Contardi, com quem dividia a casa no período. Juntos, desenvolveram a Ópera dos Três Porcos, musical com dramaturgia do estudante. A experiência foi tão animadora que eles decidiram inscrever o projeto no FPTM (Festival Paulista de Teatro Musical).
O evento é o primeiro festival de teatro do país dedicado exclusivamente a produções de teatro musical, que aconteceu ao final de Abril último e contou com a exibição de espetáculos musicais, palestras e leituras dramáticas em formato 100% digital na plataforma do YouTube.
Para a surpresa da dupla, a ópera foi contemplada pelo Festival, ganhando assim a chance de ser encenada pela primeira vez. Todavia, os prazos eram curtos e então eles tiveram que correr contra o tempo. Em apenas 15 dias, com a ajuda de amigos cenógrafos e atores, eles deram vida ao musical e tiraram do papel as rimas, músicas, e a história dos 3 porcos (Caco, Tino e Vito), a Loba e a Mãe.
“Esse incentivo a esse setor e ao nosso espetáculo musical é um reflexo do mercado crescente do setor, porque o teatro musical é uma indústria que investe e lucra muito no Brasil. Uma hora ou outra iria ter que começar a ter movimento para um trabalho autoral, e não apenas um consumo massivo de produções norte-americanas.”, analisa Gabriel.
Na história, três jovens irmãos porcos esperavam ansiosos a vida toda por completar dezoito anos, alimentando os sonhos de uma independência e conquista da sua casa própria. No entanto, quando esse dia finalmente chega, eles são obrigados a enfrentar grandes provações, como lidar com a própria ingenuidade, frustrações e descobertas, com muitos desafios nessa nova jornada. Os 3 são muito diferentes, em suas crenças e estilos de vida, mas compartilham da mesma dificuldade em lidar com uma mãe controladora.
A Ópera dos 3 Porcos
Texto e Música: Gabriel Hammer e Arthur Contardi
Direção: Gabriel Hammer
Direção coreográfica: Beatriz Barros
Auxiliar de Produção e Direção: Gustavo Medeiros
Fotos: Caio Gallucci
O elenco da estreia do dia 27 de Abril, pelo Festival Paulista de Teatro Musical foi:
Arthur Contardi – Caco
Anderson Fialho – Tino
Bia Barros – Mãe e Loba
Gabriel Hammer – Vico
Confira um trecho da trilha sonora:
Instagram: @aoperadostresporcos
Por Luan Andrade e Luiza Camargo