François Moretti é estudante egresso do curso técnico de iluminação da SP Escola de Teatro e atualmente é iluminador cênico no Teatro El Musical del Cabanyal de Valência, na Espanha.
Segundo ele, a instituição de ensino foi um lugar em que pôde vivenciar e experimentar muita coisa magnífica e fantástica. Se tratando em termos tecnológicos, artísticos, sociais e em como ter o cuidado e respeito com o companheiro de trabalho de outras áreas.
Um dos propósitos do curso de iluminação é unir tecnologia de ponta com o que existe de mais artesanal nas maneiras de utilizar as técnicas de luz e a especialidade promove a aproximação de áreas importantes, ressaltando a criatividade para a formação interdisciplinar do artista da luz com as outras artes do palco oferecidas pela instituição.
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Em entrevista concedida exclusivamente à Comunicação da SP Escola de Teatro, Moretti diz ser grato por todo esse aprendizado na instituição, espaço que proporcionou uma bagagem enorme, para hoje ele assumir a responsabilidade de ser técnico de iluminação no Teatro Municipal em Valência, na Espanha, onde ele vive atualmente.
Confira a entrevista:
Por ser estudante egresso do curso de iluminação da SP Escola de Teatro, como foi a experiência de seus estudos?
Na SP tive a oportunidade de experimentar o diálogo artístico, construir juntos um espaço de atuação e escuta entre todas as áreas das artes do palco, provocando e sendo provocado pela investigação cênica e técnica.
Como você está levando esses aprendizados para sua carreira profissional?
Os aprendizados, experiências e valores vividos na SP são aplicados cotidianamente, inclusive sempre recorro às anotações da época, e que pouco a pouco vão sendo propagadas pelos ambientes em que vou passando. Tudo isso me deixa muito seguro e realizado.
Nos conte sobre seu novo trabalho no Teatro Municipal em Valência, na Espanha.
O TEM – Teatro El Musical del Cabanyal de València tem uma programação muito diversificada, transitando entre performance, música, teatro, dança, poesia, conferências, trabalho sociocultural com a população local. Por isso, a cada semana tenho a oportunidade de experimentar diferentes linguagens e manifestações artísticas de variadas partes do mundo.
Na área de iluminação, minha responsabilidade e rotina está centrada em manter toda a máquina cênica em plena operação, valorar as exigências técnicas junto à companhia e atingir o resultado desejado. Basicamente se resume em realizar o estudo técnico da obra, implementação, afinação de luz, gravação do show, ensaios, apresentação, desmontagem e armazenamento.
Cuidar do ambiente técnico para oferecer segurança e tranquilidade para técnicos e artistas, essa é uma das minhas prioridades.
Para você qual a importância dos cursos técnicos da SP Escola de Teatro para o ensino das artes do palco no Brasil?
NECESSÁRIO.
A SP Escola de Teatro propõe um espaço de criação, debate e experimentação, reconstrução social e inserção laboral para todas as áreas, conduzida e acompanhada por profissionais de alto nível, possibilitando um intercâmbio fantástico.
Como você conseguiu expandir essa relevância para outro país?
Acredito que o conhecimento adquirido na SP somado à experiência de mercado que São Paulo nos proporciona, de desenvolver métodos de trabalho eficazes, a capacidade de adaptação às realidades, capacidade crítica artística, realmente nos coloca altamente aptos para o mercado internacional. A sede por conhecimento deve sempre existir e isso a SP Escola de Teatro nos provoca desde o seu primeiro dia de curso.