A Mostra de Experimentos do primeiro semestre de 2023 dos estudantes dos oito cursos técnicos da SP Escola de Teatro começa na próxima segunda-feira, 3, e vai até 8 de julho. As apresentações acontecem de manhã e à tarde, nas unidades Brás e Roosevelt da Escola.
A mostra apresenta ao público os frutos das pesquisas desenvolvidas ao longo do semestre e são, ao todo, 16 montagens produzidas e encenadas presencialmente. São oito núcleos em cada módulo, azul e verde, e cada grupo apresenta seu espetáculo três vezes ao longo da semana. Cada apresentação tem duração de 25 minutos.
Para o módulo azul, as apresentações acontecem na unidade Brás, das 10h às 12h40. Para o módulo verde, elas acontecem na unidade Roosevelt das 15h30 às 18h10. As apresentações são gratuitas e abertas ao público.
Cada núcleo é composto por estudantes das oito linhas de estudo da Escola: atuação, dramaturgia, direção, sonoplastia, iluminação, cenografia e figurino, humor e técnicas de palco.
Nesse semestre, os estudantes do módulo azul trabalharam o eixo “performatividade”, tendo como operador o trabalho de Eduardo Galeano, a artista pedagoga Eleonora Fabião e o material “O direito de sonhar: qual o espaço para a utopia?”. Por sua vez, os estudantes do módulo verde tiveram como eixo “personagem/conflito”, sendo o operador Eduardo Galeano, o artista pedagogo Danila Privsalov e como material “O direito de sonhar: qual o espaço para a utopia?”.
Os assuntos foram constantemente debatidos e fundamentaram as discussões do semestre ao oferecerem um rico material pedagógico que, explorado pelos estudantes, serviu de base para a construção dos experimentos cênicos que serão apresentados na próxima semana.
É possível baixar aqui o programa da Mostra dos Estudantes.