Aconteceu na manhã do último sábado, 10, o lançamento da Instalação Carolina Maria de Jesus, na Biblioteca Adelpha Figueiredo, projeto idealizado pela Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), gestora da SP Escola de Teatro. A iniciativa foi desenvolvida em parceria entre dois setores da instituição: Pedagogia e Programa Oportunidades, que juntos realizaram a curadoria da exposição, que está aberta ao público por tempo indeterminado na sede da biblioteca, na Praça Ilo Ottani, 146 – Pari, São Paulo – SP.
Participaram do evento Dione Leal, analista pedagógica, João Martins, analista de projetos, Viviane Ramos, formadora de Técnicas de Palco, e as estudantes Daniela Lunardi e Marina Constanza Pavez, da linha de estudo de Técnicas de Palco do período da manhã. Os jovens foram os responsáveis, sob a orientação de Viviane e J.C Serroni, coordenador do curso, de desenvolver uma “réplica” da casa da escritora, que vivia na região da favela do Canindé, zona norte de São Paulo. Eles também fizeram o levantamento histórico da vida e obra da artista, assim como a identidade visual do projeto expográfico.
Para celebrar a abertura, Renan Wangler, realizador da parceria por parte da Biblioteca, e Dione leram trechos da obra de Carolina, reconhecida pelo exímio talento ao retratar sua vida e das pessoas do seu convívio em livros-diário, em que contava o sofrimento e realidade das mulheres negras, e faveladas do Brasil do século XX. Os grandes sucessos da escritora, como Quarto de Despejo, estão disponíveis para aluguel na Adelpha Figueiredo e também na Biblioteca da SP Escola de Teatro. O evento foi muito emocionante para todas e todos presentes, que contou com apresentações musicais.
“A instalação biográfica Carolina Maria de Jesus organizada na Biblioteca Adelpha Figueiredo, que a equipe da SP Escola de Teatro preparou com seus estudantes, vem ratificar essa atitude polifônica, democrática e de valorização de discursos antes marginalizados que a instituição tem como um de seus pilares. O público terá uma excelente oportunidade para conhecer o trabalho dessa importantíssima escritora brasileira, uma das primeiras autoras negras publicadas no país”, afirma Ivam Cabral, diretor executivo da Adaap.
Confira fotos do lançamento!
Fotos: Andre Stefano
SP Escola de Teatro apresenta: Instalação Biográfica Carolina Maria de Jesus
Onde: Biblioteca Adelpha Figueiredo – Endereço: Praça Ilo Ottani, 146 – Pari, São Paulo
Quando: Permanente, a partir de 10 de dezembro de 2022
Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
Sábado, das 10h às 13h
Acesso gratuito
Classificação indicativa livre
Ficha técnica:
Diretor Executivo: Ivam Cabral.
Coordenador Pedagógico: Joaquim Gama.
Coordenador das linhas de estudos de Técnicas de Palco e Cenografia e Figurino: JC. Serroni.
Coordenadora da linha de estudos
Sonoplastia: Tâmara Davis.
Coordenador a linha de estudos
Iluminação: Guilherme Bonfanti.
Idealização: Bolsa Oportunidade: Dione Leal, João Rodrigo, Renata Morello.
Biblioteca Adelfa Figueiredo: Renan Wangler de Andrade Silva.
Curadoria e orientadoras de pesquisa: Telumi Hellen e Viviane Ramos.
Desenvolvimento do projeto expositivo: Telumi Hellen e Viviane Ramos.
Assessoria: Elen Londero e Luiza Camargo.
Produção executiva: Claudia Salloti.
Coordenação de execução: Viviane Ramos.
Técnicos colaboradores da execução e montagem: Ary Gutenberg, Cezar Renzi e Vinicius Lopes.
Estudantes participantes:
Curso de Técnicas de Palco: Alycia Machaca, Ana Luísa Martins, Bruno Torato, Caio Aquino, Daniela Lunardi, Isis Patacho, Jade Figueiredo, José Carneiro, Mara Suman , Marcelo Evangelista, Marina Constanza Pavez, Matheus Góis, Nathalia Cristine, Pedro Rivera, Mucah Freire, Stephanie Barros, Tatiane Furlaneto, Vhelma Vivian León e Western.
Curso de Cenografia: Aline Tavares, Arthur Hideki, Erronizar, Guilherme Santti, Lara Paim, Mikaella Rodrigues, Nathália Cotrim, Rapha D’Lire, Tarsila Louzano, Yara Barrão.
Curso de Sonoplastia: Gabrielle Leme, Katheleen Costa, Lucas Tancsik e Mica Matos. Curso de Iluminação: Igor Yabuta