EN | ES

Estudantes da SP Escola de Teatro são premiades pelo 1º Concurso Estudantil de Dramaturgia do Conservatório de Tatuí

Publicado em: 21/12/2022 |

Dois estudantes de Dramaturgia da SP Escola de Teatro estão entre os contemplados do 1º Concurso Estudantil de Dramaturgia do Conservatório de Tatuí: Bibi Marães, que recebeu a premiação pelo seu texto Necrobotânica Brasileira, e Andrews Nascimento, que conquistou menção honrosa pelo seu texto Cor (Ação) do Asfalto.

A premiação surgiu com o objetivo de fomentar a escrita para a cena feita por estudantes de todo o estado, com o foco, principalmente, no interior de São Paulo. Nesta primeira edição, recebeu 73 inscrições, com grande diversidade de participantes, os quais tinham idades entre 16 e 63 anos e eram estudantes de ensino médio até doutorandos, passando por cursos livres e técnicos.

Marcela Coêlho, estudante de atuação da SP Escola de Teatro, ganha prêmio na 3° Edição do Festival Cinema Negro em Ação

Os dois estudantes da SP construíram seus textos a partir dos Núcleos de Experimentos que a Escola promove, que são momentos em que as linhas de estudo se unem e criam em conjunto a partir de experiências uma elaboração de amostra poética.

Nascimento, que veio do cinema e dentro dessa área já escreveu roteiros, teve a oportunidade de se explorar no processo criativo do teatro de forma colaborativa, pois construiu sua dramaturgia a partir do que cada estudante de seu núcleo foi levantando. Bibi se apropriou de uma proposta dos estudantes de cenografia e figurino para criar sua peça e desenvolveu um processo sensível, no sentido de absorver às propostas trazidas pelo seu núcleo.

Em Cor (Ação) do Asfalto, o autor relata uma multiplicidade de vozes anônimas em diálogos, a partir da morte de um indivíduo enquanto trabalhava em cima de uma andaime. O texto amplia algumas situações cotidianas que passam despercebidas, tentando chegar mais perto do que acontece em torno dessa morte.

“Eu fiquei muito feliz de ver essa menção honrosa, porque realmente eu não esperava. Foi um texto que eu gostei muito. Eu acho que a gente se cobra tanto de melhorar sempre, de estar sempre preparado para o que vai vir de novo, como esse módulo azul foi pra mim. Eu espero que venham outros.”, conta Nascimento.

Confira como foi a Mostra de Experimentos do 2º semestre de 2022 dos estudantes do curso técnico da SP Escola de Teatro!

Necrobotânica Brasileira aborda como os discursos políticos dos últimos anos têm atravessado as relações afetivas e familiares e como eles afetam o imaginário coletivo após o isolamento social, que está em degradação, fazendo uma alusão à imagem de uma árvore que apodrece. O processo de construção passou de um texto linear, dramático, para uma proposta mais de colagem, performativa, pelo motivo de ter constantes mudanças nas ideias e histórias que o núcleo queria transmitir.

“Eu estou muito feliz, essa premiação vem em boa hora, depois do prêmio que eu ganhei no concurso de dramaturgias curtas dos Satyros, esses prêmios vieram para fechar o ano com uma chave de ouro. Estou feliz de ter tido esse reconhecimento e espero que muitos outros prêmios venham”, conta Bibi.

Conheça os dramaturgos:

Andrews Nascimento é formado em Cinema e estuda Dramaturgia na SP Escola de Teatro. Realizou diversos curtas-metragens, como Natal de Tonho (2014); Górgonas (2018) e Meu querido tio Tony (2022).

Bibi Marães cursa Licenciatura em Educomunicação, além de estudar Dramaturgia na SP Escola de Teatro. Natural da cidade de Porto Feliz (SP), teve seu texto Olhos movem ditos premiado no Concurso Cultural de Dramaturgias Curtas, promovido pela companhia Os Satyros, da capital paulista.

 




Relacionadas:

Notícias | 21/ 11/ 2024

SP Escola de Teatro recebe intercambista Pau Hoff, da Hochschule für Schauspielkunst Ernst Busch

SAIBA MAIS

Notícias | 20/ 11/ 2024

Confira como foram as apresentações do Cena Única na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 19/ 11/ 2024

Lançamento em 21/11 de “Eternizar Em Escrita Preta – Volume 5” tem show de Luz Ribeiro

SAIBA MAIS