A Mostra de Experimentos do segundo semestre de 2024 dos estudantes dos oito cursos técnicos da SP Escola de Teatro começa amanhã (4).
Os estudantes se apresentam entre 4 e 6 de dezembro e entre 9 e 11 de dezembro. As apresentações teatrais acontecem de manhã e à tarde, nas unidades Brás e Roosevelt da Escola.
A mostra apresenta ao público os frutos das pesquisas desenvolvidas ao longo do semestre e são, ao todo, 15 montagens encenadas presencialmente.
São oito núcleos do módulo amarelo e sete núcleos do módulo vermelho. Cada grupo apresenta seu espetáculo, de até 25 minutos de duração, três vezes.
Para o módulo amarelo, as apresentações acontecem na unidade Roosevelt, das 10h às 12h40. Para o módulo vermelho, elas acontecem na unidade Brás, das 15h30 às 18h10. As apresentações são gratuitas e abertas ao público.
É possível baixar aqui o programa da Mostra dos Estudantes.
Cada núcleo é composto por estudantes das oito linhas de estudo da Escola, priorizando um trabalho coletivo e múltiplo: Atuação, Cenografia e Figurino, Dramaturgia, Direção, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco.
Na pedagogia da SP Escola de Teatro, cada semestre e módulo conta com quatro vertentes que guiam as pesquisas e estudos dos estudantes: Eixo, Operador, Material e Artista Pedagoga(o).
Nesse semestre, os estudantes do módulo amarelo tiveram como Eixo “Narratividade”; como Operador “Sobre Futebol: José Miguel Wisnik (‘Veneno Remédio: O Futebol e o Brasil’) e Milly Lacombe (colunista UOL)”; como Material “‘Ode a Mauro Shampoo e Outras Histórias da Várzea’, de Luiz Antonio Simas”; e como Artista Pedagogo “Espetáculo ‘Stadium’, de Mohamed El Khatib”.
Já o módulo vermelho teve como Eixo “Livre escolha, determinado pelos núcleos de experimento”; como Operador “Sobre Futebol: José Miguel Wisnik (‘Veneno Remédio: O Futebol e o Brasil’) e Milly Lacombe (colunista UOL)”; como Material “‘Ode a Mauro Shampoo e Outras Histórias da Várzea’, de Luiz Antonio Simas”; e como Artista Pedagoga(o) “Definida/o pelos núcleos de experimento”.
As vertentes foram constantemente estudadas e debatidas e fundamentaram as discussões do semestre ao oferecerem um rico material pedagógico que, explorado pelos estudantes, serviu de base para a construção dos experimentos cênicos que serão apresentados a partir dessa semana.