Estreia na próxima segunda-feira, 27, a nova temporada do podcast Audiodrama, criado em 2019 pelo dramaturgo e pesquisador Diego Cardoso. A temporada, batizada de “silêncio ruído”, conta com oito episódios, de 15 a 25 minutos. Em cada um deles, autores são convidados para gravarem suas peças curtas, escritas especialmente para o podcast.
Para esses episódios, foram convidados os autores Bruna Menezes, Daniel Veiga, Fernanda Rocha, Lucas Moura, Murilo Franco, Rudá e Vana Medeiros. Alguns deles, como Bruna Menezes e Daniel Veiga, além do idealizador Diego Cardoso (que também escreveu uma peça para a temporada), são egressos do curso de dramaturgia da SP Escola de Teatro.
Daniel Veiga, que também foi artista parceiro da escola, gravou o episódio “ABATE” nos estúdios da sede Roosevelt. Veiga escreveu e dirigiu a peça, que tem no elenco Gilda Nomace, Assucena, Andreia Maressa e Marina Esteves.
Além das peças, a temporada terá oito episódios de making of, com os artistas falando sobre seus processos de pesquisa e criação, do texto à gravação. Todas as dramaturgias foram escritas a partir de uma questão disparadora: quais os sons e os silêncios do Brasil de agora?
Além de serem transformadas em episódios do podcast, as dramaturgias serão publicadas em formato digital pela Editora Efêmera e disponibilizadas ao público de forma gratuita. O projeto prepara um encontro virtual de lançamento da temporada, que está previsto para o dia 25/3, nas redes sociais do Audiodrama.
Segundo Diego Cardoso, o Audiodrama foi criado para contribuir com o debate e produção de dramaturgias potentes, plurais e inéditas e dar visibilidade ao trabalho de jovens autores, estimulando a aproximação entre as linguagens da dramaturgia e do podcast.
Oficina gratuita
Como parte do projeto do podcast, o Audiodrama vai oferecer gratuitamente a “Oficina de Criação e Produção de Narrativas para Podcast”, em quatro encontros online, entre os dias 25/4 e 16/5, às 19h. O workshop é voltado para jovens com idade a partir de 16 anos, sendo metade das vagas voltadas para moradores da região do ABCD Paulista, e tem a proposta de capacitar os interessados em produzir projetos autorais de podcast, por meio da apresentação de técnicas e ferramentas. A inscrição deve ser feita pelo link disponibilizado nas redes sociais do Audiodrama. Serão oferecidas 30 vagas.
O projeto é realizado com recursos do ProAC e apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Escute os episódios do Audiodrama no Spotify.
+ Oficina oferece residência artística gratuita de dança breaking; inscreva-se