A companhia de teatro de São José de Rio Preto Cia. Cênica está em cartaz com a peça Oi Lá, Inezita, montada em homenagem a apresentadora Inezita Barroso – famosa por resgatar a cultura popular e a moda de viola . O espetáculo é inspirado na vida e obra desta que foi uma das mais importantes representantes da cultura caipira brasileira.
Inezita era cantora, atriz, pesquisadora e apresentadora. Amante da música popular, do folclore e da moda de viola, se tornou uma das figuras mais queridas da televisão brasileira. Apresentou por mais de 30 anos, o programa dominical “Viola, Minha Viola”, da TV Cultura.
A narrativa apresenta uma violeira que viaja por diferentes locais do Brasil, buscando resgatar diversas características da cultura brasileira, através de apresentações musicais, dança e poesia.
A personagem é representada da infância à velhice por três atrizes: Jaqueline Cardoso, Márcia Morelli e Simone Moerdaui.
Como não pôde realizar as apresentações presenciais, a peça está em temporada online até o dia 16 de julho, através do canal do YouTube da Cia. Cênica.
A companhia também está promovendo oficinas, lives, e a exibição do documentário inédito Oi Lá, Inezita: Por Trás da Cena, que revela detalhes sobre o processo de montagem da peça.
A direção do espetáculo é de Fagner Rodrigues. Também estão em cena os atores Diego Guirado, Fabiano Amigucci e Glauco Garcia, que dão vida a personagens apresentados por Inezita nas músicas.