EN | ES

Ator e preparador Christian Landi aconselha: “Nenhum produtor de elenco vai passar mais de dois minutos numa cena com você”

Publicado em: 18/10/2023 | por: Ethieny Karen

Fotografia Colorida do ELA de Atuação para Audiovisual com Christian Landi na Unidade Roosevelt

Curso do ELA de Atuação para Audiovisual com Christian Landi na Unidade Roosevelt. (14/09/2023). | Foto: Ana de Castro/ADAAP

Com o aumento crescente do streaming no Brasil, a demanda por profissionais qualificados na área audiovisual vem se intensificando, tanto na pré como na pós-produção dos conteúdos audiovisuais. Buscando uma maior qualificação, a SP Escola de Teatro convidou o ator, preparador de elenco e diretor Christian Landi para ministrar o curso “Atuação para Audiovisual” nos meses de agosto a outubro.

O curso foi um dos oito cursos do projeto E.L.A. – Escola Livre de Audiovisual. 

Durante esse período, os estudantes passaram por experimentações de como é a gravação de uma cena, jogos teatrais e exercícios cênicos de filmes como: “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” (2004), “A Febre do Rato” (2011) e “Malcolm & Marie” (2021). 

Christian Landi é formado em teatro pela UNIRIO. Já fez parte do elenco de grandes obras no audiovisual, como na segunda temporada da série “Manhãs de Setembro” (2022, Amazon), como o personagem Pablo, e “Todxs Nós” (2020, HBO), como o personagem Ivan. Esteve no elenco do longa-metragem “Enterre Seus Mortos” (2022, RT Features), como o personagem Assunção. Na Rede Globo, atuou no infantil “Sítio do Pica Pau Amarelo” (2002), além de participações em novelas e seriados, como “Caminho das Índias” (2009), “Cinquentinha” (2009), ”Amor à Vida” (2013) e “Império” (2014). Além de ter sido um dos artistas docentes convidados da SP Escola de Teatro em 2017, que ganhou o Prêmio Shell, na categoria especial, pela inovação e excelência no ensino das artes cênicas.

Em conversa com a SP Escola de Teatro, Christian falou sobre sua trajetória e deu dicas para os jovens que desejam atuar no meio audiovisual. 

Como começou sua trajetória nos bastidores do audiovisual?

Christian Landi – No ano passado eu comecei a estar em set e fiquei muito curioso com o que tinha ao meu redor. Eu percebia que apenas atuar não era o suficiente. Foi então que uma grande amiga minha, que é assistente de direção, me falou: “Por que você não faz um curso de assistente de direção?”. E eu fiz um curso de cinco dias e quando acabou ela me falou assim: “Eu estou precisando de um terceiro assistente de direção na série sobre o Raul Seixas da Globoplay”. E eu aceitei. 

Como foi participar da produção da série do Raul Seixas?

Christian Landi – Eu cheguei em um lugar cheio de amizade e foi muito fácil por causa disso. Fui conquistando a equipe de figurino e maquiagem para não me tratarem como alguém para ficar cobrando o horário, mas alguém para somar junto. 

E como você acabou entrando no elenco da série “Cidade de Deus”?

Christian Landi – É a primeira vez na minha carreira que estou fazendo um papel sem ter feito teste. Porque o diretor Aly Muritiba, do Cangaço Novo, falou assim: “É ele”. Eu faço o Aranha, um carnavalesco da Cidade de Deus. Não é um personagem do elenco principal, mas ele está dentro de todas as ações importantes que acontecem na Cidade de Deus.

E nesse meio você começou a dar esse curso na SP Escola de Teatro?

Christian Landi – Eu chegava para dar aula para eles e falava: “O que eu estou falando para vocês é o que estou vivendo”. A gente teve trocas no curso muito interessantes e quis mostrar para eles como a gente trabalha no cinema. Hoje em dia, você fala muito de preparação de elenco, mas não é igual o teatro, que a gente se prepara na hora e depois a gente entra em cena. A preparação acontece na pré-produção, que são três, quatro semanas antes de começar a filmagem.

E o que foi passado nesses dias de curso?

Christian Landi – Tudo aquilo que você vivencia na preparação, você tem que aprender a guardar em você. A gente tem que aprender a ter essa memória, o nosso corpo tem muita memória. Não é só o teatro que tem uma técnica, o audiovisual também tem. Você tem que aprender a se defender para uma câmera, não pode fazer uma sombra no seu colega, tem que saber como usar o seu perfil, suas costas, não precisa gritar, como falar e ter uma verdade, então eu escolhi trabalhar com eles filmes que eu adoro , mas que pudessem despertar nele todos esses sentimentos.

Qual a importância dos jogos teatrais para o audiovisual?

Christian Landi – Os jogos teatrais são muito importantes porque ele te deixa apto. Você não fica ali esperando. Você começa a trabalhar a sua imaginação. Isso é essencial, tanto no teatro quanto no audiovisual, a gente tem que ter o poder de fazer o público criar imagem.

Você pretende dar mais aulas de atuação para audiovisual aqui na SP Escola de Teatro?

Christian Landi – Foram muito intensas essas cinco semanas. Eu recebi muitas mensagens no particular das pessoas me pedindo para fazer como ouvinte, para abrir outra turma. Desejo não falta. [risos] Eu espero muito que a gente consiga ter um segundo módulo do curso com essa turma que já começou e um novo módulo com outras pessoas, para ter cada vez mais oportunidades.

E qual a dica que você dá para os atores que estão começando e vão gravar seu primeiro self-tape?

Christian Landi – O importante é você se concentrar em fazer o melhor trabalho. Saber que aquela câmera tem que transmitir e ultrapassar aquela emoção. Uma dica ótima se você tem um teste é a réplica. Transforma tudo numa coisa só, dá um jeito de ir direto. Claro que dando pausas. Saber dosar, porque o nosso próprio ego faz com que a gente faça vídeos de 5, 10 minutos. Nenhum produtor de elenco vai passar mais do que dois minutos numa cena com você.

+ ADAAP e SP Escola de Teatro lançam livro histórico sobre o teatro de grupo no Estado de São Paulo

+ Miguel Arcanjo Prado, coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais, é curador de festivais de Ribeirão Preto e São José dos Campos




Relacionadas:

Notícias | 20/ 12/ 2024

Espetáculo “Radicalidades Feministas: Porque o Silêncio Também É Fala” estreia em 18/1 na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 19/ 12/ 2024

“Desculpa – Uma Inconveniência em 9 Partes” estreia em 18 de janeiro na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 18/ 12/ 2024

Inscreva-se no curso de extensão gratuito “Circo: Palhaçaria de Terreiro e Corpo Mandinga”

SAIBA MAIS