No dia 13 de dezembro, a partir das 18h, o Museu Lasar Segall receberá o lançamento da edição bilíngue de “Parti(do)”, peça da dramaturga argentina Belén Galain, publicada pela editora Efêmera sob o título “Caí(da)”.
A peça, inédita no Brasil, conta a história de Elena, uma militante política que, durante a ditadura, se envolveu nos movimentos de resistência e, em razão de sua atuação, foi forçada a viver na clandestinidade. Narrada como um monólogo, “Parti(do)/Caí(da)” mistura memórias de Elena e trechos em prosa poética, divididos em sete cenas que reconstituem suas experiências políticas, desde a época universitária, quando começa a se engajar nas lutas de resistência ao regime, até seu período de exílio na França.
A editora Efêmera foi criada por egressos de Dramaturgia da SP Escola de Teatro: Lígia Souto, Eduardo Aleixo Monteiro, Marcus Mazieri e Leo de Sá Fernandes. A editora independente nasceu com a proposta de focar na publicação de dramaturgias contemporâneas.
A tradução de “Parti(do)” foi viabilizada através do encontro do dramaturgo e tradutor Eduardo Aleixo Monteiro, um dos fundadores da editora Efêmera, com o trabalho de Galain. Esse contato aconteceu por meio do Concurso de Textos Dramáticos ACoTaciOneS en la Caja Negra, promovido pelo Projecte Inestable e o Centro Cultural La Rambleta, da Espanha.
A escolha do Museu Lasar Segall como local do evento se deu pela relação do espaço com a dramaturgia: “A Biblioteca Jenny Klabin Segall possui o maior acervo de dramaturgia do Brasil. É um espaço fundamental para a história do teatro em São Paulo e no país. Para nós, que publicamos teatro em livro, nada mais coerente do que estar aqui”, comenta Lígia Souto.
O lançamento de “Parti(do)/Caí(da)” contará com a presença da autora, Belén Galain, para uma sessão de autógrafos e um bate-papo com o público, mediado pelo tradutor da obra, Eduardo Aleixo Monteiro.
A obra será apresentada em leitura dramática encenada pela atriz e diretora Cíntia Alves. Exemplares do livro, publicado com recursos da Lei Paulo Gustavo, serão distribuídos gratuitamente.
SERVIÇO
Lançamento de “Parti(do)/Caí(da)”, de Belén Galain, edição bilíngue publicada pela editora Efêmera
Quando: 13 de dezembro de 2024, às 18h (entrada até as 19h)
Onde: Museu Lasar Segall (Rua Berta, 111 – Vila Mariana – São Paulo – SP)
Entrada gratuita