Elas costumam enfeitar as primaveras, mas, na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, decidiram alegrar o inverno. Estamos falando das azaleias que foram plantadas pelos aprendizes, em 2010, e que estão colorindo o jardim da Escola.
Esse “espaço verde” foi inaugurado no ano passado, com a presença do então governador de São Paulo, José Serra. Ele não só veio prestigiar a iniciativa da SP Escola de Teatro como, também, colocou a mão na terra e plantou sua própria muda. Quer relembrar? Veja o vídeo aqui.
Essa atividade foi desenvolvida logo na primeira semana de aula com a proposta de trabalhar o conceito de “pertencimento”, de Milton Santos. A ideia é a de que os aprendizes se apropriassem do ambiente que frequentariam nos próximos dois anos.
Um ano depois, as sementinhas soterradas cresceram e se tornam lindas flores, deixando o ambiente da Escola mais verde e cheio de vida. O projeto, interligado a outros de mesmo cunho realizados na Instituição, pretende contribuir com a conscientização ambiental.
Alface, cebolinha, hortelã, capim santo, manjericão e boldo são algumas das espécies que dividem espaço com as novatas azaleias. Além do jardim, a SP Escola de Teatro promove, constantemente, outras atividades que lidam, diretamente, com a questão de sustentabilidade.
Assim como as sementes plantadas que brotaram e deram frutos, a SP Escola de Teatro está sempre atenta a novas ideias e projetos que gerem resultados como esse. E, se mobiliza em outras ações de conscientização como utilização de papel reciclado, distribuição de squeezes para diminuir o uso e, consequentemente, a produção de copos plásticos, canalização de água potável nas torneiras e estímulo à coleta seletiva de lixo.
Texto: Jéssika Lopes