Osvald de Andrade
Maria Augusta Fonseca. “Oswald de Andrade – Biografia”. Ed.Globo, 2004.
Sábato Magaldi “Teatro de Ruptura – O Teatro de Oswald de Andrade.” . Ed. Global, 2004.
“O Homem e o Cavalo” – 1934 Ed. Globo.
Ensaio sobre as relações entre “O Homem e o Cavalo” e o “Mistério Bufo” de Maiakóvski.
“A Morta” – 1937 Ed. Globo.
Ensaio de Ildeber Vasconcelos Avelar: “A Emergência de Uma Mímeses Paradoxal no Teatro Brasileiro”.
“O Rei da Vela” – 1937. Ed. Globo.
“O Rei da Vela” Teatropédia.
Primeira encenação em 1967 – José Celso Martinez Correa – Oficina.
Ensaio de Luciana dos Santos: “Antropofagia e Intertextualidade em Oswald de Andrade”.
Artigo de Eduardo de Assis Duarte.“A Antropofagia Encontra o Marxismo: Notas a Propósito de O Rei da Vela“, de Oswald de Andrade. 20003. 9 f.Tese (Mestrado) – Departamento de Pesquisa, Ufrg, São Paulo, 2000.
Nelson Rodrigues
“Sobre Nelson e sua Obra” Claudio Melo e Souza (org.) Arquivinho Nelson Rodrigues. Bem-Te-Vi Produções Literárias, 2008.
Sábato Magaldi. “Nelson Rodrigues: Dramaturgia e Encenações”. Ed. Perspectiva.
“Teatro da Obsessão” Nelson Rodrigues”. Ed. Global.
Ruy Castro. “O Anjo Pornográfico – A Vida de Nelson Rodrigues”. Cia das Letras.
Victor Hugo Adler Pereira “A Musa Carrancuda”. Fundação Getúlio Vargas Editora,1998.
Adriana Facina “Santos e Canalhas – Uma Análise Antropológica da obra de Nelson Rodrigues”. Civilização Brasileira, 2004.
Revista Folhetim, 2010/2011. Especial Nelson Rodrigues.
“A Esfinge Investigada”. Organização Aimar Labaki/Antonio Edson Cadengue. Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2006.
“Teatro Completo”. Organização e Introdução de Sábato Magaldi. Ed.Nova Fronteira.
“Teatro Completo”. Ed. Nova Aguilar.
A Mulher Sem Pecado – Direção: Rodolfo Mayer – 1941
Vestido de Noiva – Direção: Ziembinski – 1943
Álbum de Família – Direção: Kleber Santos – 1946
Anjo Negro – Direção: Ziembinski – 1947-
Senhora dos Afogados – Direção: Bibi Ferreira – 1947
Dorotéia – Direção: Ziembinski – 1949
Valsa nº.6 – Direção: Henriette Morineau – 1951
A Falecida – Direção: José Maria Monteiro -1953
Perdoa-me por me Traíres – Direção: Léo Jusi. – 1957
Viúva, Porém Honesta – Direção: Willy Keller – 1957
Os Sete Gatinhos – Direção: Willy Keller – 1958
Boca de Ouro – Direção: José Renato – 1959
Beijo no Asfalto – Direção: Fernando Torres – 1960
Bonitinha, Mas Ordinária – Direção Martim Gonçalves – 1962
Toda Nudez Será Castigada – Direção: Ziembinski – 1965
Anti-Nelson Rodrigues – Direção: Paulo César Pereio – 1973
A Serpente – Direção: Marcos Flaksman – 1978
Romances
Meu Destino É Pecar – 1944
Escravas do Amor – 1944
Minha Vida – 1944
Núpcias de Fogo – 1948
A Mulher que Amou Demais – 1949
O Homem Proibido – 1951
A Mentira – 1953
Asfalto Selvagem ou Engraçadinha – 1959
O Casamento – 1966
Contos
Cem Contos Escolhidos – A Vida Como Ela É… – 1972
Elas Gostam de Apanhar – 1974
O Homem Fiel e Outros Contos – 1992
A Dama do Lotação – 1992
A Coroa de Orquídeas – 1992
Crônicas
Memórias de Nelson Rodrigues – 1967
O Óbvio Ululante: Primeiras Confissões – 1968
A Cabra Vadia – 1970
O Reacionário: Memórias e Confissões – 1977
Fla-Flu…e as Multidões Despertaram – 1987
O Remador de Ben-Hur – 1992
A Cabra Vadia – Novas Confissões – 1992
A Pátria sem Chuteiras – Novas Crônicas de Futebol – 1992
A Menina sem Estrela – Memórias – 1992
À Sombra das Chuteiras Imortais – Crônicas de Futebol – 1992
A Mulher do Próximo – 1992
Nélson Rodrigues, o Profeta Tricolor – 2002
O Berro Impresso nas Manchetes – 2007
Millor Fernandez
Cadernos de Literatura Brasileira – Millôr Fernandes . Instituto Moreira Salles, 2003.“O Teatro de Millôr Fernandes”. 12 volumes. L&PM.
“Do Tamanho de Um Defunto” – 1950
“Uma Mulher em Três Atos” – 1951
“Pigmaleoa“ – 1955
“Bonito Como um Deus” – 1958
“Um Elefante no Caos“ – 1959
“Pif-Tac-Zig-Pong” – 1960
“Flávia, Cabeça, Tronco e Membros” – 1963
“Liberdade, Liberdade” (com Flávio Rangel) – 1965
“O Homem do Princípio ao Fim” – 1965
“A Viúva Imortal ” – 1967
“Momento 68 – Show Rhodia ” – 1968
“Do Fundo do Azul do Mundo” – Show (interpretado pelo autor, Elizeth Cardoso e Zimbo Trio) – 1968.
“Mulher, Esse Super-Homem” – Show Rhodia – 1969 .
“Computa, Computador, Computa” – 1970
“É” – 1976
“A História é Uma Istória” – 1977
“Duas Tábuas e Uma Paixão” – 1978
“Bons Tempos, Hein?” – Show (para o MPB4) – 1979
“Os Órfãos de Jânio” – 1980
“O MPB4 e o Dr. Sobral Vão em Busca do Mal” – Show – 1983
“De Repente” (Texto para musical de Arthur Moreira Lima) – 1984
“Kaos” 2009 – 1995
“A Viúva Imortal”. L&PM Pocket. – 1996
Silveira Sampaio
“Trilogia do Herói Grotesco”. Civilização Brasileira, 1961.
Incluindo:
“A Inconveniência de Ser Esposa” – 1961
“Da Necessidade de Ser Polígamo” – 1961
“A Garçoniére de Meu Marido” – 1961
“Futebol em Família” (com Arnaldo Faro) , comédia satírica em 3 atos, Autor juntamente com Arnaldo Faro, ganhadora do concurso do Jornal do Brasil , 1931.
“A Vida Imita a Arte” – 1948
“Um Homem Magro entra em Cena” – 1948
“Paz entre os Bichos de Boa Vontade” – 1949
“O Impacto” – 1950
“Só o Faraó tem Alma” – 1950
“Flagrantes do Rio n.º 1” – 1951
“Triângulo Escaleno” – 1951
“Deu Freud Contra” – 1952
“Flagrantes do Rio, n.º 2” – 1952
“O País dos Cadillacs” – 1953
“O Diabo em Quatro Corpos” – 1953
“O Cavalheiro sem Camélias” – 1953
“S. Exa. Em 26 poses” – 1954
“Reginaldo, O Costureiro” – 1954
Jorge Andrade
“Labirinto”. Paz e Terra. Romance autobiográfico.1978.
Luiz Humberto Martins Arantes. “Tempo e Memória no texto e na cena de Jorge Andrade”. EduFU, 2008.
Catarina Sant’Anna. “Metalinguagem e Teatro – A Obra de Jorge Andrade”.EdUFMT, 1990.
“Quando o Teatro Tece a Trama – Apontamentos Históricos na Dramaturgia de Jorge Andrade”. Artigo de Luiz Humberto Martins – Ensaio Arantes, Doutorando – PUC-SP / Fapesp. Revista Brasileira de História, 2001.
“Marta, a Árvore e o Relógio”. Ed.Perspectiva. Ciclo de 10 peças acompanhando a vida de uma família paulista do séc. XVI aos anos 70 do século XX.
“As Confrarias” – 1969
Ensaio de Nìncia Cecília Tibas Borges Teixeira. “Jorge Andrade e As Confrarias: Encontro Representativo entre Discurso Histórico e Literatura Dramática”.Departamento de Letras Unicentro,Guarapuava – PR.
“Pedreira das Almas” – 1958
Artigo de Beth Néspoli.
“A Moratória” – 1955.
Artigo. “Jorge Andrade e o Drama Moderno no Brasil” por Roberto Mesquita Ribeiro.
“O Telescópio” – 1951
Ensaio de Maria Analice Pereira da Silva “Observação do Tempo numa Ação Dramática: O Telescópio de Jorge Andrade.
“Vereda da Salvação” – 1964
Ensaio de Márcia Cristina de Lima Aguillar Bolzani. “Significação Dialógica do Messianismo em Vereda da Salvação de Jorge Andrade”.
“Senhora na Boca do Lixo” – 1963
“A Escada” – 1960
“Os Ossos do Barão” – 1962
“Rasto Atrás” – 1963
“O Sumidouro” – 1969
“Milagre na Cela, Paz e Terra” – 1977
“O Incêndio” – 1979
Edgar da Rocha Miranda
“Não Sou Eu” – 1947
“Para Onde A Terra Cresce.” – 1952. SNT, 1958.
“E o Noroeste Soprou” – 1954. SNT, 1958.
“A Queda de Paulo Adão” – 1958
Francisco Pereira da Silva
“Teatro Completo”. Obras nos 3 volumes. Org. Virgílio Costa. Funarte, 2010.
“A Caça e o Caçador” – 1973
“Amo por Amar” – 1973
“Que é Liberdade” – 1973
“Reino do Mar sem Fim” – 1973
“Uma Carga de Laranjas” – 1963
“Lázaro” – 1952
Salvador BA – “Graça e Desgraça na Casa que Engole Cobra”, “Cachorro Dorme nas Cinzas”, “O Moço Bom e Obediente”.1958.
“Cristo Proclamado” – 1960
“Romance do Vilela” – 1961
“Chapéu de Sebo” – 1962
“A Nova Helena” – 1963
“O Vaso Suspirado” – 1964
“Chão dos Penitentes” – 1965
“Hans Staden no País da Antropofagia” – 1971
“Raimunda, Raimunda” – 1973
Ariano Suassuna
“Genealogia e Identidades Familiares no Teatro de Ariano Suassuna”. Artigo de Eduardo Dimitrov.
“As Raízes Ibéricas e Populares do Teatro de Ariano Suassuna”. Artigo de Livia Petry.
“Uma mulher vestida de Sol” – 1947
“Cantam as Harpas de Sião ou O Desertor de Princesa” – 1948
“Os Homens de Barro” – 1949
“Auto de João da Cruz” – 1950
“Torturas de um Coração” – 1951
“O Arco Desolado” – 1952
“O Castigo da Soberba” – 1953
“O Rico Avarento“ – 1954
“Auto da Compadecida” – 1955
“O Santo e a Porca” (referência) – 1957.
“O homem da vaca e o poder da fortuna” – 1958
“A Pena e a Lei” – 1959
“Farsa da Boa Preguiça” – 1960
“A Caseira e a Catarina” (referência) – 1962
“As Conchambranças de Quaderna” – 1987
“Fernando e Isaura”, (1956) inédito até 1994.
Gianfrancesco Guarnieri
Sergio Roveri. “Gianfrancesco Guarnieri – Um Grito Solto no Ar”. Imprensa Oficial.
“O Teatro Político de Gianfrancesco Guarnieri sob a Censura”. Artigo de Guilherme Dearo Vieria Santos.
Comunicação – Nádia Cristina Ribeiro:
“Eles Não Usam Black Tie”. Civilização Brasileira, 2006. Resumo comentado.
Análise do filme baseado na peça.
Uma Expêriencia de Teatro” – Artigo de Selma Calasans Rodriguês.
“Arena Conta Tiradentes” – 1965
“Guimba, Presidente dos Valentes” – 1959
“A Semente” – 1961
“O Filho do Cão” – 1964
“Arena Conta Zumbi” (em parceria com Augusto Boal) – 1965
“Arena Conta Tiradentes” (em parceria com Augusto Boal) – 1967
“Castro Alves Pede Passagem” – 1971
“Um Grito Parado no Ar” – 1972
“Ponto de Partida” – 1976
“Pegando Fogo Lá Fora” – 1988
“A Canastra de Macário” – 1998
“Um Anjo na Contramão” (em parceria com Cláudio Guarnieri) – 1998
“A Luta Secreta de Maria da Encarnação” – 2002
Oduvaldo Viana Filho
Denis de Moraes “Vianinha, Cúmplice da Paixão”. Ed. Nórdica, 1991.
Fernando Peixoto ( org) “Oduvaldo Vianna Filho -Teatro, Televisão, Política.”. Brasiliense, 1983.
Leslie Hawkins Damasceno. “Espaço Cultal e Convenções Teatrais na Obra de Oduvaldo Viana Filho”. Editora da Unicamp, 1994.
Arquivo: Vianinha:
“Chapetuba Futebol Clube” – 1959
“A Mais Valia Vai Acabar, Seu Edgar” – 1961
“Quatro Quadras da Terra” – 1963
“Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come”(com Ferreira Gullar) – 1964
“Moço em Estado de Sítio” – 1965
“A Mão na Luva” – 1966
“Papa Higuirte” – 1968
“A Longa Noite de Cristal” – 1971
“Corpo a Corpo” – 1971
“Nossa Vida em Família” – 1972
“Allegro Desbum” – 1973
“Rasga Coração” – -1974
Augusto Boal
Augusto Boal. “Hamlet e o Filho do Padeiro”. Memórias. Ed. Record, 1990.
“O Teatro de Augusto Boal” 2 volumes. Hucitec, 1985.
Incluindo:
“Revolução Na América do Sul” – 1961
“As Aventuras de Tio Patinhas” – 1974
“Murro em Ponta de Faca” – 1973
“Histórias de Nuestra América” – 1973
“A Lua Pequena e a Caminhada Perigosa” – 1968
“Torquemada” – 1971
Outros textos:
“O Corsário do Rei” – 1985
Paulo Pontes
“Teatro de Paulo Pontes”. 2 volumes. Civilização Brasileira, 1998.
Incluindo:
“Brasileiro, Profissão Esperança” – 1969
“Um Edifício Chamado Duzentos” – 1971
“Dr. Fausto da Silva” – 1973
“Check-up” – 1972
“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” – 1972
“Madalena Berro Solto” – 1973
“Gota D’Água” ( com Chico Buarque de Holanda). – 1977
Dias Gomes
Dias Gomes. “Apenas um Subversivo” – 1938
José Dias “Odorico Paraguaçu- O Bem Amado de Dias Gomes”. José Dias. Imprensa Oficial, 2009.
“A Comédia dos Moralistas’ – 1939
“Esperidião” – 1938
“Ludovico” – 1940
“Amanhã Será Outro Dia” – 1943
“O Homem Que Não Era Seu” – 1942
“Pé-de-Cabra” – 1942
“Zeca Diabo” – 1965
“João Cambão” – 1942
“Dr. Ninguém” – 1943
“Um Pobre Gênio” – 1943
“Eu Acuso o Céu” – 1943
“Sinhazinha” – 1943
“Toque de Recolher” – 1943
“Beco sem Saída” – 1944
“A Dança das Horas” (adaptação do romance Quando é Amanhã) – 1949
“O Bom Ladrão” – 1951
“Os Cinco Fugitivos do Juízo Final” – 1954
“O Pagador de Promessas“ Ed. Nova Fronteira, 2011“. 1960.
“A Invasão” Resumo.– 1962
“A Revolução dos Beatos” – 1962 (Resumo).
“O Bem-Amado”, Ediouro, 2001. (Resumo).
“O Berço do Herói. Bertrand Brasil”, 1999. (Resumo).
“O Santo Inquérito. Bertrand Brasil”, 2011. (Resumo).
“O Túnel” – 1968
“Dr. Getúlio, Sua Vida, Sua Gloria” (com Ferreira Gullar) – 1968
“Vamos Soltar os Demônios” (Amor Em Campo Minado) – 1969
“As Primícias” – 1977
“Phallus” (inédita) – 1978
“O Rei de Ramos” 1978
“Campeões Do Mundo” – 1980
“Olho No Olho” (inédita) – 1997
“Meu Reino Por Um Cavalo” – 1989
“Roque Santeiro. O Musical” – 1982
Lauro César Muniz
Hersch Basbaum – “Lauro Cesar Muniz“. Imprensa Oficial.
“O Parto da Tuba”. Ed. Maltese, 1993.
“Esse Ovo é Um Galo” – 1959
“O Santo Milagroso” – 1963
“A Morte do Imortal” – 1965
“A Infidelidade ao Alcance de Todos” – 1966
“O Líder” ( na Feira Paulista de Opinião) – 1968
“A Comédia Atômica” – 1969
“O Mito” – 1969
“Sinal de Vida” – 1972
“Direita, Volver” – 1985
”Luar em Preto e Branco” – 1991
“O Santo Parto” – 2004