Começa no dia 8 de abril o evento entre;dramaturgismo, que convida o público a pensar a prática do dramaturgismo no teatro nacional e no exterior em diferentes contextos. Os organizadores são o ator, diretor e dramaturgista Antonio Duran, a jornalista e crítica teatral Michele Rolim e o ator e produtor cultural Daniel Cordova, que em parceria com o Instituto Goethe São Paulo, realizam 3 mesas de debates com convidadas e convidados do Brasil e da Alemanha, em um espaço para compartilhamento de ideias e experiências e formação de rede de contatos e parceria.
O objetivo principal da iniciativa é expandir a discussão do dramaturgismo no Brasil, uma prática que vem, aos poucos, se tornando mais frequente e pesquisada por aqui, mas ainda desconhecida por parte do grande público e até por setores artísticos.
No evento, serão analisados desde a perspectiva da sua atuação prática em processos de criação, as contribuições da teoria e da pesquisa para o campo, além de aspectos do dramaturgismo pouco conhecidos em nosso contexto.
Marici Salomão, Coordenadora do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro, é uma das convidadas do projeto e participará do debate “O Estudo e a Formação em Dramaturgismo”, no dia 9 de abril.
Entrevista: Marici Salomão fala sobre dramaturgia durante a pandemia
Dramaturgia na SP Escola de Teatro
Direcionado a novos dramaturgos, o curso tem como objetivo estimular inovadoras percepções de mundo e diferentes formas de construção textual. Equilibra teoria, técnica e prática, incluindo conteúdos que compõem a base de criação a outras mídias.
É coordenado há 10 anos pela dramaturga, jornalista e curadora teatro Marici Salomão, autora de peças como o “O Retiro dos Sonhos”, “Bilhete”, “Maria Quitéria” e “Território Banal”. É autora do livro “O Teatro de Marici Salomão” (Coleção Aplauso/Imprensa Ofical).
Confira a programação oficial, os convidados e mais informações no site do Instituto Goethe.