A editora Efêmera, voltada para a publicação de peças teatrais e criada por artistas egressos da SP, lançou uma campanha de financiamento coletivo para alavancar o projeto Frontera Efêmera, que tem como premissa expandir e integrar a cena teatral independente do Brasil com a América Latina. O objetivo da iniciativa é publicar obras teatrais inéditas de dramaturgos brasileiros com tradução para o espanhol, e de obras de dramaturgos latinos não-brasileiros com tradução para o português.
O valor arrecadado no projeto será investido em publicações bilíngues de obras de dois dramaturgos brasileiros: Isto não é uma Peça de Teatro Verbatim, do pernambucano Eduardo Aleixo Monteiro, artista egresso da SP, e Enquanto Ela Dormia, da carioca Carol Pitzer, egressa de dramaturgia da SP Escola de Teatro que também atuou como artista docente da instituição em 2021.
As contribuições feitas a partir de R$30 recebem acesso exclusivo a uma versão digital de um dos lançamentos, e a partir de R$60 garantem um exemplar físico, que podem ser feitas pelo site benfeitoria até o dia 7 de outubro.
“O projeto editorial da Efêmera me encanta porque sei que são dramaturgos apaixonados pela dramaturgia e que publicam pelo desejo de fazer circular esses textos e a linguagem dramatúrgica. O plano a longo prazo é traduzir e publicar peças bilíngues (português e espanhol), com o intuito de ampliar a circulação desses dramaturgos contemporâneos por toda América Latina. Estamos começando com a publicação destas duas peças. O plano é usar essas duas publicações como uma espécie de cartão de visitas aqui na Argentina para mostrar nosso trabalho e fazer parcerias com editoras daqui.” comentou Pitzer, que iniciou seu mestrado na capital argentina em março deste ano.
Essas publicações pretendem dar o pontapé inicial no movimento que quer derrubar, a partir da dramaturgia, as barreiras impostas pelo idioma e que apartam culturalmente o Brasil dos outros países latinos. Os títulos serão lançados em novembro deste ano durante o VI Congresso Con/Texto Tipea, em Buenos Aires.
Lançamento das peças
Isto não é uma peça de teatro verbatim, de Eduardo Aleixo Monteiro – Um Conferencista-performer apresenta um trabalho acadêmico, ajudado por um Ator e uma Atriz, que agem como se estivessem em uma peça de teatro verbatim, isto é, em cena com fones de ouvido, tendo que reproduzir para o público, da melhor forma possível, o que estão ouvindo nos fones de ouvido. A obra traça um paralelo entre as ditaduras militares argentina e brasileira, além de trazer o debate para a contemporaneidade, através da peça teatral “Mi vida después”, de Lola Arias, e de depoimentos colhidos pelo autor. Em 2021, Isto não é uma peça de teatro verbatim venceu o DramaTEns, Concurso Anual de Dramaturgia do TEatroensaio (Portugal).
Enquanto Ela Dormia, de Carol Pitzer – A peça conta a história de Dora, uma professora que presencia uma cena abominável dentro de um ônibus, e esse acontecimento dispara em Dora lembranças e pensamentos que se confundem com sua própria história. Publicada em 2021 pela editora efêmera em versão digital bilíngue português-inglês, o texto teatral Enquanto ela dormia, da dramaturga brasileira Carol Pitzer, ganhará uma nova edição totalmente em espanhol.
Serviço
Projeto: Frontera Efêmera
Gênero: Campanha de financiamento coletivo, dramaturgia, teatro, literatura, lançamento de livros
Data: de 08 de agosto a 07 de setembro
Site da campanha de financiamento do projeto