Hoje (19), é comemorado no Brasil o Dia dos Povos Indígenas, assim como durante o mês de abril as lideranças indígenas, movimentos indígenas e aliados organizam agendas com mobilizações e eventos no que é conhecido como Abril Indígena.
Na SP Escola de Teatro, a Biblioteca promove, em 25 de abril, o evento “Território Siará”, uma mesa de debate dentro do Abril Indígena, com o tema “Memória”. A mesa será às 19h30 e será aberta ao público, na unidade Roosevelt da instituição.
“Território Siará”, organizado por Monica Madureiro, bibliotecária da Escola, e por João Martins, do Programa Oportunidades, trará um debate sobre memória, refletindo sobre a biblioteca como lugar de preservação de memória, saber e conhecimento de um povo, em paralelo à questão urgente da memória dos povos originários do território brasileiro, muitos destes com memórias e tradições destruídas durante séculos de colonização portuguesa.
A mesa contará com os relatos de ideias, experiências e intervenções dos estudantes da Escola Mario Tadeo Urzagaste Galarza , oMabz Kwarahy, Alicia Machaca e Raiane de Souza Silva, além da participação de Mauricio Paroni, coordenador de Biblioteca da Escola.
Paroni trará, como referência, o ensaio “História de Lince”, do antropólogo francês Claude Lévi-Strauss, estudioso dos povos originários do continente americano.
+ Egressos da Escola trabalham no 25º Festival Amazonas de Ópera; confira!
+ Conheça todos os cursos oferecidos pela SP Escola de Teatro no Processo Seletivo 2023/2º semestre