Na última semana, chegou ao fim o curso de Extensão Cultural Dança- Fragmentos e Conexões, com a bailarina Leilane Teles.
A artista baiana é bailarina, coreógrafa, atriz e cantora, formada em ballet clássico pela Royal Academy of dance e nível técnico em dança pela escola de Dança da Funceb – BA. Iniciou sua carreira artística na cia de dança contemporânea Balé Jovem de Salvador.
O curso, que foi um sucesso de público, promoveu encontros que ofereceram aos estudantes ferramentas técnicas da dança e estimulou a prática da improvisação conectada com as várias possibilidades de sonoridades, criando e desenvolvendo a consciência e o domínio do corpo/movimento, respeitando cada indivíduo e suas vivências.
As aulas aconteceram entre setembro e dezembro com 40 estudantes, estes sendo majoritariamente artistas com vivências do corpo, da dança, do teatro e do circo.
EXTENSÃO CULTURAL
A SP Escola de Teatro oferece, além de formação técnica, cursos de extensão cultural gratuitos. A Extensão mobiliza a população e os artistas interessados em aperfeiçoar ou ampliar seus conhecimentos teatrais, ao fazer a ponte entre estes e criadores e pensadores de outras esferas.
Por ano, é oferecida uma média de 30 cursos, todos com 64 horas de duração. O objetivo é suprir as demandas em formação e qualificação profissional para além do curso técnico, com conteúdos complementares e ministrantes de notório conhecimento.
Além dos cursos presenciais, mesas de discussão com profissionais e debates, são firmadas, ainda, parcerias com diferentes equipamentos culturais para levar cursos a diferentes cidades do Estado de São Paulo.
As atividades da extensão cultural são ancoradas por três áreas: a iniciação, a reflexão e a produção. Por meio desse tripé, o cidadão tem a oportunidade de acessar as etapas de base, de aprofundamento e de viabilização do fazer artístico com ênfase nas artes cênicas.