Nesta sexta-feira, 18/03, às 20h, na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, acontecerá uma performance de dança especial em comemoração à finalização do curso de extensão Dança Além dos Muros, ministrado por Rodrigo Alcântara, artista egresso de cenografia e figurino da instituição.
“É com muito prazer que os estudantes convidam à todas, todes e todos para essa mostra gratuita que marca e celebra o encerramento da oficina! Para participar basta entrar em contato com @rodrigo_alcantara_art ou com a @ellen_vitalino. o evento é presencial, mas também contará com transmissão ao vivo”, avisa o professor.
O curso, que ofereceu aulas duas vezes na semana por 1 mês, nasceu com o objetivo de verter as barreiras da expressão em objeto de estudo. O desafio tomou ponto de partida as correlações entre tempo, espaço e corpo, guiando os participantes numa jornada de autoconhecimento e libertação, e trazendo à tona movimentos e expressões muitas vezes desconhecidos ou nunca antes acessados.
“Todo corpo é capaz de dançar e de se expressar no seu próprio tempo/espaço e na sua especificidade singular. Foi com esse pensamento e ideologia que iniciamos o curso – Dança Além dos Muros – com participantes tão entregues e plurais. ” comenta Alcântara.
Emocionado com o afeto dos estudantes, sempre muito presentes e entregues em aula, Rodrigo afirma que cada encontro foi marcado por atravessamentos que permitiram ao grupo conhecer, mergulhar, estremecer, silenciar e expressar “Danças Furiosas”, partindo da metodologia da “Dança da Indignação”, da Cia Sansacroma, enquanto linguagem.
“Experimentamos o corpo, traçamos poemas, exploramos camadas da rua, conhecemos o território da SP, assistimos espetáculos extraordinários e trocamos afetos. Mais que tudo, o curso foi vivo. Com suas próprias movimentações, despertamentos e conexões.” Completa.
Rodrigo Alcântara é bailarino formado em Ballet Clássico e Dança Contemporânea pelo Projeto Núcleo Luz do Programa Fábricas de Cultura – sob coordenação geral de Susana Yamauchi – e pela Fundação Theatro Municipal de São Paulo, Escola de Dança de São Paulo, no curso de “Dança para Rapazes” e “Projeto Dançar”. É bacharel em Design de Interiores pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e estudante egresso da SP Escola de Teatro do curso de Cenografia e Figurino, com J.C Serroni e Tellumi Helen. Traz consigo práticas pedagógicas comprometidas com a ancestralidade inclusiva e que partem do lugar da “escuta”.
Serviço
Mostra de finalização do curso Dança Além dos Muros
Quando: 18/03 às 20h00
Onde: SP Escola de Teatro, praça Roosevelt
Transmissão ao vivo pelo Youtube da SP Escola de Teatro
Obrigatório o uso de máscaras e apresentação do passaporte vacinal.