Entre julho e agosto, aconteceu nas unidades Brás e Roosevelt da SP Escola de Teatro o curso de extensão “Dança Contemporânea – Corpolítico”, com orientação de Sandro Borelli. O curso foi promovido pela Extensão Cultural da Escola.
Borelli, artista da dança, fundador e diretor da Cia. Carne Agonizante, propôs um curso que teve como objetivo investigar o corpo, o movimento e o gesto, com foco na potência corporal e na amplitude do gesto cênico; buscar uma compreensão da linguagem de dança que proponha uma reflexão política/social; instigar a criação de movimento a partir das múltiplas emoções e sensações que possam gerar o movimento; e ponderar e investigar as ações corporais de modo que possam surgir outras possibilidades de ampliação de repertórios individuais.
Durante as aulas, o orientador passou pelas seguintes abordagens: desenvolver no corpo as potencialidades do movimento enquanto instrumento histórico/político; colaborar na construção de uma sensibilização física/reflexiva do indivíduo que dança; atuar no desenvolvimento da sensibilidade, da diversidade, consequentemente do espírito crítico e ético do indivíduo.
Confira como foram as aulas, nas fotografias de Ana de Castro:
Sobre o orientador
Sandro Borelli é artista da Dança, fundador e diretor da Cia. Carne Agonizante/SP (1997), além de coordenador do Kasulo – Espaço de Arte (2008). Foi presidente da Cooperativa Paulista de Dança (2011-2021) e docente na Escola Superior de Artes Célia Helena no curso da Pós-Graduação em Artes Cênicas (2013-2015). Dirigiu a Cia. De Danças de Diadema e atuou como artista educador de dança na periferia da cidade (1995- 1997) e em Santo André (2006-2007). É Prof. Me. em Educação Física na área de Educação Física e Sociedade pela Unicamp. Atualmente é aluno de doutorado pela mesma instituição.