Chega ao fim nesta quarta-feira, 03, a 9ª edição da SP TransVisão, semana de visibilidade trans. A iniciativa é organizada pela Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), que administra a SP Escola de Teatro, e tem como objetivo celebrar a diversidade e o respeito que a instituição tem com as pessoas trans.
Emoção e talento artístico marcam abertura da 9ª SP TransVisão com colaboradoras da escola
Nas mesas de debate e bate-papos, dezenas de convidados, entre ativistas, pesquisadores e artistas, discutiram pautas, iniciativas e propostas de suma importância para a comunidade trans brasileira. Entre os principais temas debatidos, questões como políticas públicas para visibilidade trans, empregabilidade e acolhimento familiar.
Ao todo, entre acessos via Youtube e Facebook, as lives de debates tiveram mais de 2600 acessos, comprovando como o projeto TransVisão é uma referência para a luta LGBTQI+ e todes, todas e todos que lutam por visibilidade para a comunidade.
Youtube: 529 Views
Faceboo: 2.095 Views
Confira as mesas de discussão!
1 ª mesa: Discussão Transparentalidade
Convidades: Fe Maidel, Rachel Rocha e Leonardo Medeiros
Mediação de Daniel Veiga.
Discussão sobre a transparentalidade, como é a questão de paternidade/maternidade entre pessoas trans, o acompanhamento médico e ginecológico de homens transmasculine, entre outras pautas de saúde e políticas públicas
2ª mesa: Intercâmbio Transvisão
Convidades: Regininha (Maria Regina- Rio Grande – RS) e Silvia Reis (Boa vista – RR)
Mediação: Millena Wanzeller
As convidades relataram e contaram como estão as políticas públicas e a vida, no dia a dia, das pessoas trans em seus respectivos estados e regiões.
3ª mesa: Políticas Públicas para Visibilidade Trans
Convidades: Léo Paulino, Patrícia Borges, Caroline Iara (Bancada Ativista) e Samara Sosthenes (Quilombo Periférico)
Mediação: Brenda Oliver
Discussão sobre políticas públicas para pessoas trans, como acesso digno a tratamento hormonal seguro, saúde pública, leis de proteção à população trans, iniciativas, direito ao nome social entre outras pautas.
4ª mesa: Intercâmbio Transvisão
Convidades: Adriana Lopes (Belém – PA) e Luisa Lamar (Cuiabá – MT)
Mediação: Millena Wanzeller
As convidades relataram e contaram como estão as políticas públicas e a vida, no dia a dia, das pessoas trans em seus respectivos estados e regiões.
5ª mesa: Mesa de discussão: Acolhimento
Convidades: Alberto Silva (Casa Florescer), Jaciana Batista (mãe), Regiane Abreu (Mães pela Diversidade)
Mediação: Fernanda Kawani Custodio
Debate sobre o acolhimento para pessoas trans excluídas de seus ciclos familiares, maternidade e paternidade de crianças trans e outras pautas sobre afeto
6ª mesa: Intercâmbio Transvisão
Convidades: Renata Taylor (Belém – PA) e Raicarlos Durans (Marituba – PA)
Mediação: Millena Wanzeller
As convidades relataram e contaram como estão as políticas públicas e a vida, no dia a dia, das pessoas trans em seus respectivos estados e regiões.
7 ª mesa: Empregabilidade
Convidades: Joseph Kuga, Yasmin Vitoria e Daniela Andrade.
Mediação: Heloísa Alves
Acesso de pessoas trans à univerisade, falta de amparo financeiro e social para desenvolvimento de carreira, iniciativas de apoio para pessoas trans se introduzirem no mercado de trabalho e outras pautas
8 ª mesa: Intercâmbio Transvisão
Convidades: Symmy Larrat e Neon Cunha (São Bernardo do Campo – SP)
Mediação: Millena Wanzeller
As convidades relataram e contaram como estão as políticas públicas e a vida, no dia a dia, das pessoas trans em suas respectivas cidades e regiões.
9 ª mesa: Experiências representativas e de empregabilidade no serviço público
Convidades: Arthur Cardoso e Cássia Azevedo.
Mediação: Luis Fernando Uchôa
Depoimentos de pessoas trans que trabalham no serviço público, iniciativas para ampliar o acesso à empregabilidade no estado da comunidade LGBTQI+ entre outras pautas.