No último sábado, 10, aconteceu na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro o encerramento do curso de Extensão Cultural Eutonia: Consciência Corporal para Artistas, orientado por Luiz Renato Ferreira.
As aulas aconteceram de forma online e presencialmente de outubro a dezembro, nas quais o orientador buscou instrumentalizar os participantes a entrarem em contato consciente com sua realidade corporal interna e externa em relação ao movimento e integrar esses espaços com o ambiente e as outras pessoas com o objetivo de desenvolver a sua totalidade respeitando a totalidade e a liberdade dos outros.
Gerda Alexander (1908-1994) em seu livro ‘Eutonia: um caminho para a percepção corporal’ define a eutonia como sendo “uma busca, adaptada ao mundo ocidental, para ajudar o homem do nosso tempo a alcançar a consciência mais profunda de sua realidade corporal e espiritual, como uma verdadeira unidade” e que “essa descoberta de si mesmo sem se retirar do mundo, mas ampliando sua consciência cotidiana, permitindo-lhe liberar suas forças criadoras” (pg. 9), possibilita um melhor ajustamento a toda situação da vida e permite o enriquecimento da personalidade e poder criativo do indivíduo. O desenvolvimento da capacidade em reconhecer e regular o próprio tônus é imprescindível para o trabalho de todo artista, pois na arte o tônus é a essência da expressão, adapta-se o tônus ao que se quer comunicar.
Luiz Renato Ferreira é eutonista formado pelo Instituto Brasileiro de Eutonia em São Paulo em 2018 e Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Estadual de Londrina em 2005, realizou trabalhos como ator e preparador corporal para grupos de teatro em Londrina/PR e na Bélgica, atualmente dá aulas e ministra workshops de Eutonia como método facilitador do desenvolvimento da presença no corpo.
Confira a galeria de fotos da aula final: