Na próxima segunda-feira, 4, às 19h30, a sala R4 da sede Roosevelt da SP Escola de Teatro exibe o filme MundoCão, de Fernando Henrique Gois, produção que fez parte da 2ª edição do projeto Colaboradora Arte e Comunidades, programa do Instituto Procomum. O curta é um trabalho cênico de rua adaptado à estrutura cinematográfica e busca dialogar com o público infantojuvenil através da trajetória do cachorro Mundoca. Após a exibição da sessão acontece um bate-papo exclusivo com o diretor da obra.
O CineClube SP Alma no Olho é uma ação do Programa Oportunidades em parceria com a Biblioteca da instituição e tem o objetivo de incentivar o cinema nacional e independente. A iniciativa promove a exibição de filmes diversos que tratam de temas centrais na contemporaneidade. A primeira temporada do projeto vai até dia 18 julho.
O filme convida o público a conhecer a vida do cachorro de raça Mundoca após seu abandono, agora solitário e distante de casa, o personagem se vê obrigado a desbravar uma parte da cidade que, até então, desconhecia. Nesse contexto, temas como preconceito, autodescoberta e amizade são tratados de forma lúdica e descontraída, o curta completo está disponível no canal do Instituto Procomum.
Fernando Góis
Fernando Góis é artista visual, ator, educador e escritor. Nascido e residente em São Vicente/SP, a maior parte de sua formação e atuação artística, na região central de Santos. O artista desenvolve pesquisas e trabalhos solo e com os grupos de teatro “O Coletivo”, de Santos, e “Casa3”, do Guarujá. Atualmente tem o projeto, provisoriamente intitulado “Galeria Imaginária”, que envolve a distribuição de “kits” para crianças e jovens da Bacia do Mercado e arredores, contendo material de desenho, um “caderno de atividades” e um livro infantil/infantojuvenil. Esse mesmo caderno será coletado de volta com os trabalhos ali realizados, os quais serão digitalizados e transformados em intervenção artística.
Sinopse
Mundocão é um espetáculo de rua que convida o público infantojuvenil a se aventurar com Mundoca, um cachorro de raça que se vê sozinho no “outro lado da cidade”. Supondo ter sido abandonado, ele parte em uma viagem de autodescoberta em um território desconhecido. Sem os confortos da vida que levava dentro de um apartamento, se vê obrigado a rever a forma de encarar a vida e seus preconceitos em relação aos animais em situação de rua. Em uma paródia da “jornada do herói”, circula pelas ruas enfrentando os riscos, mas também criando laços com outros personagens, como a cachorra Tina, o gato artista de rua Petit Gateau e Arnaldo, um ex-rato de laboratório.
Serviço:
Cineclube SP Alma no Olho – Gratuito.
Filme: MundoCão
Data: 04 de julho, segunda-feira.
Horário: 19h30
Local: sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, praça Roosevelt. (Próximo ao metrô república).
*Haverá um bate-papo com o diretor após o fim da sessão.