Nos próximos dias 20 e 21 de agosto, a Cia. Os Satyros apresentará o espetáculo The Art Of Facing Fear – World United (Arte de Enfrentar o Medo) na 1ª edição digital do Eddimburgh Fringe Festival (Festival de Edimburgo), considerada uma das maiores celebrações artísticas do mundo. A premiada peça, que revolucionou o teatro brasileiro, aborda um futuro distópico inspirado na pandemia de Covid-19, numa narrativa que discute e tematiza questões importantes da atualidade. Os ingressos podem ser adquiridos por meio da plataforma oficial do evento (neste link).
Cia do Passáro estreia espetáculo com texto francês sobre amor LGBTQIAP+ em vários teatros paulistas
O Festival Fringe de Edimburgo é um evento internacional que reúne e homenageia artistas de todo o mundo. Ele nasceu em 1947, após a Segunda Guerra Mundial, e acontece todo mês de agosto em Edimburgo, na Escócia, durante três semanas. Um dos objetivos da iniciativa é permitir e incentivar a participação de diversos espetáculos e experimentos cênicos inovadores e à frente de seu tempo.
Abraçando o teatro digital, The Art of Facing Fear (A Arte de Encarar o Medo) foi uma peça criada no auge do isolamento proporcionado pela epidemia do novo coronavírus. Com direção de Rodolfo García Vázquez e dramaturgia de Ivam Cabral, o espetáculo foi um dos primeiros a explorar o universo do teatro digital no Brasil, tendo sido produzido numa versão em português e outra em inglês, e esta última contou com a colaboração de atores de 25 países de cinco continentes. Na narrativa, o público é convidado a refletir sobre temas atuais e recorrentes, que foram muito pautados durante o período de pandemia, como a solidão, a depressão, o medo do contágio e da morte, além dos diversos desafios de manter a saúde mental perante a um cenário caótico politicamente. A peça foi um trabalho 100% concebido para o cenário digital e, por isso, conta com uma riqueza de efeitos visuais e inovações no figurino e na iluminação.
Além disso, The Art of Facing Fear foi vencedor de vários prêmios, como Young-Howze Theater Awards, nos Estados Unidos, na categoria Prêmio Mundial de Melhor Espetáculo Colaborativo do Ano; Melhor Produção e Melhor Elenco do The Red Curtain Good Theater Festival 2020, em Calcutá, na Índia; e o Prêmio Arcanjo de Cultura em 2020 na categoria Teatro, além de receber indicação ao Prêmio APCA e figurar entre os melhores de 2020 dos jornais O Globo e Folha de São Paulo.