No próximo domingo, 4 de setembro, às 19h30, a Cia Fundo Mundo realizará a abertura do 3º Encuentro Latino-Americano de Circo LGBTQIA+, que acontecerá até 11 de setembro em Montevidéu, Uruguai. A celebração busca reunir artistas circenses LGBTQIA+ de diferentes partes da América Latina, assim como fortalecer o trabalho de profissionais emergentes no ramo. O festival contará com vários espetáculos, shows de variedades e oficinas.
A Cia Fundo Mundo, que é uma das apoiadoras da SP Escola de Teatro, encabeçou um curso de extensão na Instituição, Laboratório de criação circense para artistas LGBTQIA+, o qual deu muitos frutos. Uma das estudantes que participou dele, Zara Dobura, irá inclusive apresentar o número que idealizou e produziu durante a oficina na Escola. Já a Cia. fará a abertura do festival com a apresentação exclusiva do espetáculo Sui Generis, que mescla crítica, humor e circo para refletir sobre diversas questões do universo transgênero, desafiando o público a sair de sua zona de conforto. Para isso, a peça faz o uso de uma linguagem acessível e popular, com números que envolvem acrobacias aéreas, malabares, hula hoops, muita música e poesia.
Cia Fundo Mundo
Nascida em 2017 com o espetáculo Sui Generis, a atuação da companhia vai para além dos palcos, buscando também criar espaços de diálogo. Nesse contexto, são propostas rodas de conversa nas quais a representatividade e representação trans está sempre em pauta, assim como assuntos relacionados ao mercado artístico e circense, como a produção para artistas independentes, caminhos para formação técnica, entre outros temas.
Encuentro Latino-Americano de Circo LGBTQIA+
A primeira edição do 3º Encuentro Latino-Americano de Circo LGBTQIA+ aconteceu setembro de 2019 em Montevidéu e teve a participação de mais de 100 pessoas. A programação contou com 4 espetáculos, mais de 15 oficinas, performances de rua, rodas de conversa e participação na Marcha da Diversidade. Além disso, também aconteceram diversos espaços de troca e integração que foram essenciais para o fortalecimento da comunidade.