Depois de quase um mês de trabalho orientando o curso de Extensão Cultural “Tudo Se Move”, que chega ao fim no próximo dia 11 de maio, o ator e diretor Andreas Simma e a atriz Adriana Salles vêm ao Bate Papo Online para contar sua experiência no teatro, na dança e em suas trajetórias, baseando-se no mesmo tema que têm trabalhado em seu curso: a “Influência da pedagogia Lecoq na criação moderna”.
A conversa acontece aqui mesmo no portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, nesta quinta-feira (30), das 16h às 17h. Participar do encontro virtual é muito simples: basta acessar www.spescoladeteatro.org.br na data e horário marcados.
Andreas Simma e Adriana Salles em orientação (Foto: Andre Stéfano)
Andreas Simma
Estudou na École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq, em Paris, e na Escola de Teatro Volkstheater Wien, Austria. Em Viena e em Paris estudou igualmente literatura francesa bem como estudos teatrais. Em Bali se formou em teatro balinês com Cristina Wistari: máscara e Nyoman Candri: marionetes. Estudou Kathakali na Índia, teatro grego na Grécia com Mirka Yemenzakis, teatro russo com Michaï Fusu e teatro polonês com Wiezlav Komaza.
Como ator e diretor ele trabalha com companhias na França, Itália, Irlanda, Inglaterra, Escócia e Brasil. No Brasil é diretor convidado da Boa Companhia, de Campinas, SP. Atuou nas últimas obras do Théâtre du Soleil: « les naufragés du fol espoir », « les ephémères », « le dernier caravansérail». Atua como professor convidado do curso de artes cênicas das universidades: Unicamp (Campinas, SP), Puc (Universidade Católica de Chile) e Ernst Busch Schule de Berlim.
Adriana Salles
Começou a estudar Teatro na Escola de Teatro Martins Penna, ballet clássico e dança contemporânea na Tex Escola de Danças e canto popular na Escola de Música Villa Lobos, todos no Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, se orientou como atriz para a dança/teatro e o teatro físico, fazendo cursos de Laban Technique Acting e Suzuki Method Training, tradições orientais, rituais africanos e yoga. Na França, estudou artes cênicas em Lyon e em Paris e trabalhou com companhias locais como o Théâtre de L’annexe, em Lyon. Também tem uma formação em sociologia, participou de vários cursos de formação, destacando-se os de Claudio Baltar, da Intrépida Trupe; de Cicely Berry e Dominic Barter, da Royal Shakespeare; de Wu Hsing Kuo, do Contemporary Legend Theatre de Pekin e o de Ariane Mnouchkine, do Théâtre du Soleil. Trabalha na Ta Pánta Rheî Compagnie de Théâtre.
Ambos ministram oficinas de Jacques Lecoq na França, na Argentina, no Brasil, no Chile, na Áustria e na Alemanha.
Texto: Gabriel Gilio