Fortemente afetada pela pandemia do novo coronavírus, a dança na Argentina se aproxima do público em um festival virtual. Trata-se da versão online do Festival Internacional de Danza Emergente (FIDE), definindo como “uma ação política de sobrevivência” pelos bailarinos e bailarinas de nosso país vizinho.
Segundo a diretor artística Jimena García disse ao jornal argentino Página 12, é preciso praticar novas formas de aproximação com o público, bem como refletir sobre o que se passa com os corpos dos profissionais da dança nesta quarentena.
O Festival reúne performances, instalações, conversas, crônicas e obras de videoarte de 40 artistas latino-americanos. Para mais informações, basta acompanhar o canal do FIDE no YouTube.
CULTURA EM CASA
Assim como outros equipamentos, a SP Escola de Teatro criou uma programação especial na internet para oferecer ao seus seguidores. Assim, está disponível uma série de conteúdos multimídia, como vídeos de espetáculos e de palestras e bate-papos de nomes como as atrizes Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Denise Fraga, a monja Coen, a escritora Adélia Prado e o pastor Henrique Vieira, além de cursos gratuitos a distância.
O acervo ainda inclui filmes produzidos pela Escola Livre de Audiovisual (ELA) – iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), gestora da SP Escola de Teatro – em parceria com instituições internacionais, com a Universidade das Artes de Estocolmo (Suécia).