Em sua estreia, o Ausculta Coletiva, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, aborda um tema frequente nas questões sociais do Brasil: a ausência da figura paterna. Os impactos dessa ausência no desenvolvimento de crianças e adolescentes e a solidão das mulheres que assumem essa responsabilidade são explorados através do Verbatim, uma técnica teatral que utiliza depoimentos reais de forma literal.
“A pesquisa do teatro documental, em específico o Verbatim, parte de um estudo que comecei em 2020”, explica o diretor da peça, Renan Correia. Os temas abordados, como as ausências paternas e suas consequências no desenvolvimento dos jovens, são comuns nas experiências brasileiras, porém não recebem a devida atenção nas discussões sociais.
Em “Sobre Ausências Paternas”, depoimentos reais são trabalhados junto com dados e uma pesquisa cênica sobre a transição da infância para a juventude adulta.
A primeira temporada do espetáculo estreia dia 24 de abril na Galeria Olido, no centro de São Paulo, com 10 apresentações em diferentes teatros da cidade, como parte da 20° Edição do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais do Município de São Paulo – VAI.
Sinopse
Como falar do desconhecido? Como as memórias constroem imagens? O que sinto quando falo disso? 4 jovens adultos revivem brincadeiras de sua infância, a idade e a maturidade os levam a entremear os jogos com desabafos, trocas, relato reais sobre o que se sente com a ausência de um pai, onde dóis, qual o lugar das mães nessas relações e outras questões que formam toda uma constelação sobre essas ausências.
Ficha técnica
Idealização, Dramaturgismo e Direção: Renan Correia
Elenco: Alessa Curi, Karina Crossi, Rosa Rôsá, Victor Salomão
Light design e operação de luz: Zerlo
Sound design e operação de som: Lucas Bressanin
Cenografia e figurino: Lais Damato
Direção de movimento: Marcela Coêlho
Cenotécnica: Ana Pereira
Produção executiva: Marcela Coêlho
Marcenaria: Percival Antonio Martins
Costureiro: Cés Martins
Design gráfico: Gabriel Moraes
Fotos: Igor Miranda
Produção geral: Ausculta Coletiva
Realização: Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais do Município de São Paulo – VAI.
Apoio: IBT
Serviço
Todas as apresentações são gratuitas, retirada 1 hora antes do espetáculo.
Classificação: 14 anos
24/04 (19h)
Centro Cultural Olido – Sala Olido – Avenida São João, 473, Centro, São Paulo – SP
03/05 e 04/05 (20h) e 05/05 (19h)
Centro Cultural da Penha – Largo do Rosário, 20 – Penha, São Paulo – SP
11/05 e 12/05 (18h)
CEU Carrão – Rua Monte Serrat, 380 – Tatuapé, São Paulo – SP
Futuras datas na página do coletivo @auscultacoletiva