Saori Tanno, artista egressa de dramaturgia da SP Escola de Teatro, divulga o curta A Blogueira da Favela, que será exibido no CÉU Paraisópolis no próximo sábado, 11, às 18h. O filme é uma produção do coletivo Quilombarte e, além da artista, Arthur Jesus, Ellie Sasi, Flávia Duarte também escreveram seu texto dramático. Nesse contexto, a história busca articular vivências periféricas em uma narrativa descontraída e divertida. A sessão é gratuita e a entrada é feita mediante nome na lista.
Na obra, o público acompanha a jornada da jovem Beca, que é moradora de Paraisópolis, uma das maiores comunidades da cidade de São Paulo, e tem o sonho de ser uma blogueira famosa. Em depoimento à equipe de comunicação da instituição, Saori Tanno contou um pouco mais sobre o coletivo Quilombarte e seus trabalhos:
“Com sede em Paraisópolis, desde 2020 desenvolvemos trabalhos com uma linguagem própria para falar sobre e para as vivências periféricas, na produção de novas narrativas, independentes, autônomas, mas que respiram no mesmo organismo vivo que é a favela.”
Confira o vídeo de casting de A Blogueira da Favela:
Curso Técnico em Dramaturgia
Direcionado a novos dramaturgos, o curso visa estimular novas percepções de mundo e diferentes formas de construção textual. Equilibra teoria, técnica e prática, incluindo conteúdos que compõem a base de criação a outras mídias. Os textos criados pelos estudantes são analisados em grupo e em plantões individuais, com dramaturgos especializados, e podem vir a ser publicados, lidos publicamente e/ou montados. O curso enfatiza a formação teórica e prática sobre postulados mais recentes no Brasil, como o dramaturgismo. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.
Ficha Técnica