O Teatro Nacional Cervantes, em Buenos Aires, lançou neste mês o primeiro concurso argentino de peças de teatro nesta quarentena, o Nuestro Teatro.
As inscrições podem ser feitas até 22 de junho e as peças ganhadoras serão registradas em audiovisual. Elas precisam ser escritas por argentinos nascidos ou residentes no país. Ao todo, serão selecionadas 21 peças curtas de toda a Argentina e que tenham no máximo sete personagens cada uma.
LEIA TAMBÉM:
>> Câmara aprova Lei Aldir Blanc para apoio emergencial à Cultura
Segundo declarou o diretor executivo do Cervantes ao jornal portenho Página 12, o único teatro público nacional apresenta uma forma para que autores e autoras se sintam estimulados a produzir teatro, mesmo que, num primeiro momento, apenas filmado. Mas, no futuro, as obras poderão ganhar montagem no espaço ou em outros teatros argentinos.
https://www.facebook.com/cervantestna/posts/3167126586672333
CULTURA EM CASA
Assim como outros equipamentos, a SP Escola de Teatro criou uma programação especial na internet para oferecer ao seus seguidores. Assim, está disponível uma série de conteúdos multimídia, como vídeos de espetáculos e de palestras e bate-papos de nomes como as atrizes Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Denise Fraga, a monja Coen, a escritora Adélia Prado e o pastor Henrique Vieira, além de cursos gratuitos a distância.
O acervo ainda inclui filmes produzidos pela Escola Livre de Audiovisual (ELA) – iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), gestora da SP Escola de Teatro – em parceria com instituições internacionais, com a Universidade das Artes de Estocolmo (Suécia).