A Cia. Casa da Tia Siré realiza um trabalho artístico que envolve a participação do público nas montagens. Seu primeiro espetáculo foi criado em 2008 e nomeado Rua Florada Sem Saída, a peça era parte de um projeto que a companhia realizava com crianças que frequentavam o CEU Meninos, a Associação Eremim e parques municipais. Tal parceria possibilitou a divulgação do grupo, que circulou com o espetáculo por diversos CEUs, Festivais de teatro infantil e sedes de teatro da periferia de São Paulo.
Em 2012 o grupo foi convidado pela Cia. do Latão para participar do Teatro Arena 2012, no qual a Rua Florada Sem Saída foi remontada com uma nova formação. Depois disso, a Cia foi contemplada pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo e continuou com o projeto, realizando mais quatro peças: DesPrincesa, Gesta Mullier, Assombrosas e Adoráveis Criaturas Repulsivas.
Segundo a companhia, as oficinas, estudos e brincadeiras, que acontecem com os espectadores durante os espetáculos, são essenciais para a construção das cenas, e tal proposição se relaciona com o teatro épico:
“Os jogos infantis e o resgate das brincadeiras de rua propõem uma reflexão acerca dos valores e das contradições de um mundo tão deformado pelos adultos, mas que ainda abriga possibilidades de transformação.”
Os procedimentos realizados durante os espetáculos são essenciais para o processo criativo do grupo. Tais intervenções, que incluem desde brincadeiras até piqueniques coletivos em espaços públicos, têm se mostrado instrumentos potentes de provocação, por meio dos quais as narrativas e experiências dos participantes contribuem para a criação do pensamento e da construção das cenas.
Na temática de cada peça e intervenção artística (oficinas e estudos) são abordadas questões de gênero, crenças, intolerância, relações sociais, vínculos afetivos e diversidades culturais. Já a dramaturgia das peças busca trazer à reflexão a tensão entre o desenvolvimento humano e o contexto social que muitas vezes é hostil.
Inscrições abertas para workshop presencial e gratuito A Plástica Cênica
Para a Cia. Casa da Tia Siré, teatro é um lugar de onde se pode observar o mundo e todas as suas contradições. O grupo acredita que a arte teatral promove a ampliação dos saberes e o entendimento ou questionamento da construção simbólica de cada indivíduo que forma o todo:
“Fazer teatro é um ato político! […] O processo de criação e apresentação permite aos envolvidos a possibilidade de se entender como ser social e, a partir daí, entender sua capacidade de escolha fora da alienação, sua responsabilidade no mundo.”
Mais infos sobre a Cia. Casa da Tia Siré estão no livro Teatro de Grupo, uma publicação do Selo Lucias, braço editorial da ADAAP, associação que gere o projeto da SP Escola de Teatro.