Neste sábado, 25 de setembro, ocorre o penúltimo encontro do Seminário digital “Cenas Modernas: 1922 e além” que será transmitido no Youtube da SP Escola de Teatro.
O evento pertence ao conjunto de atividades promovidos pela instituição que adiantam discussões acerca do centenário da Semana de Arte moderna de 1922.
00
A mesa, que ocorre as 11h, terá um tema que foi inspirador dos modernos dos anos 20: O circo e a arte do palhaço. Hugo Possolo , ator, palhaço, um dos fundadores do grupo Parlapatões de comédia e ex-diretor do Theatro Municipal de São Paulo, palco da Semana de Arte, mediará o evento.
Esse também contará com a presença de Ermínia Silva, professora, pesquisadora e autora de dois livros sobre o tema (Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil (Altana, 2007); e Respeitável Público… o circo em cena (Funarte, 2009). Ela falará sobre Abelardo Pinto, o palhaço Piolin, um personagem influente durante e após o período modernista. A cineasta Mariana Gabriel, membra de uma família de palhaços, se juntará a ela para falar com propriedade sobre a primeira palhaça negra do Brasil: Xamego, Dona Maria Eliza Alves, a qual na realidade foi sua avó.
Seminário digital “Cenas Modernas: 1922 e além”- Encontro 5
25/9, 11h – O teatro brasileiro é palhaço: em torno de Piolin, Xamego e o Circo dos pretos
Mariana Gabriel e Ermínia Silva. Mediação: Hugo Possolo.
Confira toda a programação AQUI