EN | ES

110 anos de Nelson Rodrigues: Veja como foi a homenagem da Cia. Repertório Rodriguiana na SP Escola de Teatro

Publicado em: 24/08/2022 |

Na última terça-feira, 23, a Cia Repertório Rodriguiana se reuniu na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro para homenagear Nelson Rodrigues, no dia que o dramaturgo completaria 110 anos, com leituras de textos e um bate-papo sobre a sua obra. Com a plateia cheia, o evento começou pontualmente às 20h40, com a leitura dramática de A Menina Sem Estrela e também Bonitinha mas Ordinária e A Vida Como Ela É. A ação foi transmitida ao vivo pelo canal da companhia no YouTube.

Marco Antônio Braz, considerado um dos principais especialistas na obra do escritor, juntamente com os artistas convidados: Cláudia Benedetti, Flávia Pucci, Leonardo Silva, Maura Ferreira, Nathalia Lorda, Patricia Gordo, Sílvio Restiffe e Ulisses Sakurai, assumiram a missão de difundir a obra de Rodrigues, trazendo ao público os textos que suscitam temas polêmicos e de grande importância no contexto sócio cultural.

“Toda a obra de Nelson Rodrigues debruça sobre os temas que geram debates acalorados nas mídias, nas redes sociais e nos mais variados fóruns. Como as questões raciais, homofobia, machismo, patriarcalismo, feminismo, família, conflito de gerações, religião, gênero e principalmente amor e morte.” comentou o diretor Marco Antônio Braz, que criou o grupo teatral há mais de 30 anos.

Ficha técnica

Direção, concepção e produção geral: Marco Antônio Braz | Assistente de Produção: Leonardo Silva e Ulisses Sakurai | Núcleo artístico: Cláudia Benedetti, Flávia Pucci, Leonardo Silva, Maura Ferreira, Nathalia Lorda, Patrícia Gordo, Sílvio Restiffe, Ulisses Sakurai | Transmissão online do evento: Vino de Lucia | Assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro / Ofício das letras | Social Media: Leonardo Silva | Design gráfico: Tim Ernani

Cia Repertório Rodriguiana

A Cia Repertório Rodriguiana tem em seu histórico de pesquisa e criação, o diálogo direto com a Obra de Nelson Rodrigues, pesquisando as diferentes estéticas e abordagens da sua dramaturgia nas encenações já realizadas. Fundada em 1994, por Patrícia Gordo e Marco Antônio Braz, realizou uma série de apresentações pesquisando e mergulhando no universo de Nelson Rodrigues.

No repertório estão as peças: “Bonitinha mas Ordinária”, “Perdoa- me por me Traíres”, “Valsa nº 6”, “Viúva, porém Honesta” e o projeto de ocupação do Teatro de Arena 1999/2000 com o projeto “Quem tem medo de Plínio Marcos e Nelson Rodrigues”, além de espetáculos de diferentes dramaturgos, tais como Marcel Schwob (A Cruzada das Crianças) e José Sanchis Sinisterra. De 2011 até 2016, a Companhia Círculo de Comediantes retomou sua trajetória de pesquisa com os espetáculos “Valsa n° 6”, “O Beijo no Asfalto”, “Viúva, porém Honesta”, “A Falecida” e “Boca de Ouro”. Realizou também a leitura das 17 peças de Nelson Rodrigues e 13 debates sobre sua Obra no evento Nelson Rodrigues 100 anos em parceria com o SESI.

Confira a galeria de fotos do evento:




Relacionadas:

Notícias | 20/ 12/ 2024

Espetáculo “Radicalidades Feministas: Porque o Silêncio Também É Fala” estreia em 18/1 na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 19/ 12/ 2024

“Desculpa – Uma Inconveniência em 9 Partes” estreia em 18 de janeiro na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 18/ 12/ 2024

Inscreva-se no curso de extensão gratuito “Circo: Palhaçaria de Terreiro e Corpo Mandinga”

SAIBA MAIS