Ciente de seu papel perante a sociedade e da necessidade de se garantir equidade de oportunidades durante os processos de educação, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco criou o Programa Oportunidades.
Um dos compromissos da iniciativa é estabelecer articulações entre a arte e a comunidade/sociedade, aproximando os estudantes de sua função de artistas/cidadãos. O departamento colabora ainda com outras organizações, uma tentativa de diluir fronteiras entre a arte e o contexto da vida cotidiana.
A principal ação do Programa Oportunidades é a concessão da bolsa-auxílio, chamada de Bolsa-Oportunidade. O programa também promove ações, como a elaboração de projetos sociais e/ou culturais, estágio para os estudantes da Escola, colocação profissional para estudantes em formação e egressos e captação de recursos e/ou parcerias junto a órgãos públicos, ONGs, organismos internacionais e empresas privadas.
- Atividade artística com crianças e jovens bolivianos na sede Brás da SP Escola de Teatro
- Atividade artística com crianças e jovens bolivianos na sede Brás da SP Escola de Teatro
- Atividade artística com crianças e jovens bolivianos na sede Brás da SP Escola de Teatro
- Atividade artística com crianças e jovens bolivianos na sede Brás da SP Escola de Teatro
CONHEÇA AS AÇÕES DO PROGRAMA OPORTUNIDADES
Com ela, os aprendizes podem suprir parte de suas necessidades, como transporte, alimentação, aquisição de material técnico-pedagógico e acesso aos bens culturais. Para tanto, os contemplados devem cumprir atividades de contrapartida, que podem ser realizadas através de proposições pedagógicas de aprofundamento prático e teórico ou por meio de ações que busquem elementos de transformação social.
A integração social proposta pela SP Escola de Teatro se dá por meio da disponibilização de no mínimo três vagas no quadro de colaboradores da Instituição destinadas a pessoas provenientes de programas sociais.
Programa que fomenta a troca de culturas e conhecimentos, fundamental para o desenvolvimento qualitativo da criação artística e, por consequência, para a formação de seus aprendizes. Realiza parcerias com diferentes equipamentos nacionais, fomentando diálogos constantes entre aprendizes, estudantes, formadores, docentes, Escola, comunidade e coordenadores de diferentes escolas e centros de formação.
Dentro dos intercâmbios estão incluídas a participação em cursos, congressos, palestras, simpósios, mesas de discussão, vivências administrativas, pedagógicas, culturais e sociais.
Busca captar parcerias e demandas de ofertas de trabalho nas áreas de formação ofertadas pela Escola para a colocação profissional dos aprendizes. O objetivo principal é intermediar a contratação de aprendizes, disponibilizando seus currículos e divulgando as vagas de estágios e trabalhos artísticos ofertados pelas empresas e organizações parceiras.
O Programa Oportunidades valoriza a importância de verificação da efetividade e eficácia de suas ações e projetos. Frente a isso, criou uma plataforma de pesquisa com profissionais da área das ciências sociais, que se debruçam sobre diferentes temas e questões pertinentes à Instituição.
Com a aplicação das pesquisas, a Escola busca uma análise reflexiva das ações, projetos, organização e políticas adotadas. É uma forma de compreender o impacto de suas proposições nos envolvidos com o projeto e na comunidade circundante. A análise de resultados de cada pesquisa propicia o apontamento de caminhos para a melhoria das ações e projetos propostos pela SP Escola de Teatro.
Tem por objetivo obter fundos da iniciativa privada, empresas estatais e órgãos públicos para a realização de projetos que constam ou não no Plano de Trabalho da SP Escola de Teatro. Este processo também envolve o planejamento, a elaboração e a inscrição dos projetos em editais e leis de incentivo.
A ação visa ainda criar uma rede de relacionamentos com outras instituições para o desenvolvimento e ampliação de projetos e atividades propostas pela Instituição. Também se enquadram nesta ação os projetos e as atividades elaboradas em conjunto com os parceiros, dentre as quais estão as parcerias de estágio, intercâmbios e doações.
A Escola elabora, planeja e a executa projetos que estimulem e promovam ações socioculturais. Trabalha com propostas economicamente viáveis e interessantes do ponto de vista institucional e abarca projetos como workshops, palestras, oficinas, ciclos e mostras, entre outros.
A SP Escola de Teatro, através do Programa Oportunidades, mantém algumas parcerias para atendimento psicológico gratuito de seus estudantes.
Universidade São Judas Tadeu: para atendimento psicológico individual e gratuito. Os encontros acontecem de forma virtual ou na sede da universidade na rua Taquari, 546, Mooca.
Instituto Gestalt de São Paulo: atendimento psicológico gratuito para pessoas enlutadas (que perderam amigos, parentes ou conhecidos na pandemia de covid-19).
Interessados precisam enviar um e-mail para oportunidades@spescoladeteatro.org.br ou uma mensagem para (11) 97193-8566 para se inscrever ou obter mais informações.