SP Escola de Teatro

Sucesso de público, Todos os Sonhos do Mundo ressignifica mediação entre artista e espectador

Este texto faz parte de uma série de publicações que reúne artigos, entrevistas e depoimento sobre grupos de teatro do Brasil.

O teatro foi um dos setores mais atingidos pelas consequências do novo coronavírus. Diante da absoluta necessidade de distanciamento social, como forma efetiva para conter a disseminação descontrolada, os palcos Brasil afora ficaram vazios. Mas para o artista Ivam Cabral, o teatro continua mais vivo do que nunca.

Desde o dia 21 de março, o espetáculo “Todos os Sonhos do Mundo” está em cartaz por transmissão online, tanto pelo Instagram do ator (@ivam_cabral) quanto pelo canal dos Satyros no YouTube.

Depois de diversas turnês pelo país e uma temporada de sucesso em uma das sedes do grupo (Espaço Um), a performance online foi umas das saídas encontradas pela companhia para não interromper suas atividades.
“Estamos em um momento de reinventar o mundo, e utilizamos as lives para continuar trabalhando. Alguns espectadores, inclusive, fazem questão de pagar pela apresentação, e insistem para que eu passe o número da minha conta, porque querem colaborar”, afirma Ivam Cabral.

O ator também destaca que não se trata de uma live usual, mas sim de uma peça de teatro transmitida. “O Instagram flerta com a efemeridade, eu me apresento e aquele vídeo vai permanecer apenas 24 horas em meu perfil. Tenho feito questão de não gravar nada, porque quero que se instaure a mesma efemeridade de uma apresentação em uma sala de espetáculo.”

Ivam Cabral em cena no solo ‘Todos os Sonhos do Mundo’. Foto: Divulgação.

FORMATO

Embora alguns artistas já tenham feito transmissões ao vivo ou postado espetáculos pré-gravados, “Todos os Sonhos do Mundo” é, neste momento, o único espetáculo brasileiro que está em cartaz pelo Instagram em temporada regular, com apresentações de sexta a domingo, às 21h.

“Tenho notado também um outro fenômeno bastante interessante. A peça nunca termina quando acaba a apresentação. Muitas espectadores vêm conversar comigo, por mensagem ou vídeo, após o espetáculo, se queixando por estarem sofrendo com solidão, depressão ou a falta de dinheiro. Eles querem se aconselhar comigo, ou às vezes simplesmente desabafar. E a imensa maioria eu não conheço pessoalmente, mas após assistirem aos espetáculo, eles se sentem num espaço de confiança, em que podem dividir suas angústias comigo”, conclui o ator.

Os principais temas abordados são justamente a enfermidade, a depressão e as diversas formas de sociabilidade, tornando a montagem ainda mais urgente neste período crítico. A dramaturgia que costura toda a cena partiu de “O demônio do meio-dia – Uma anatomia da depressão”, de Andrew Solomon.

“Milhares de artistas estão desesperados neste momento dramático, mas não podemos ficar parados. Temos que exercitar a criatividade e buscar novas soluções, mesmo diante da falta de apoio e da ausência de políticas culturais implementadas de forma sistêmica para o setor”, afirma o diretor do espetáculo Rodolfo García Vázquez.
As primeiras apresentações foram feitas de um apartamento da rua Augusta, mas desde o dia 10 de abril a dupla tem transmitido diretamente de uma casa em Parelheiros. Desprovido de qualquer figurino, adereço ou maquiagem, o ator desenvolve várias narrativas sobre Ribeirão Claro, sua cidade natal, e São Paulo, mesclando histórias reais e fictícias a poemas de Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Fernando Pessoa, entre outros.

Número de público por sessão no Instagram
21/03: 920
27/03: 640
28/03: 344
29/03: 521
03/04: 217
04/04: 180
05/04: Cancelada por problema na internet
10/04: 243
11/04: 160
12/04: 210
17/04: 142
18/04: 160
19/04: 141

Todos os Sonhos do Mundo
Concepção: Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez
Direção: Rodolfo García Vázquez
Atuação: Ivam Cabral
Duração: 60 min.
Onde assistir: Instagram (@ivam_cabral)
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCidTsptYUxkIiZhHMBI0Jew

 

#andançaspeloteatrobrasileiro
Sair da versão mobile