A Mostra de Experimentos do curso técnico do segundo semestre de 2021 da SP Escola de Teatro é um sucesso de público! O evento, em formato digital, aconteceu entre 27 e 29 de janeiro de 2022 e contou com um público de mais de 5 mil pessoas, que assistiram o trabalho dos estudantes via plataforma Zoom.
Ao todo foram 12 montagens produzidas e encenadas de forma remota e transmitidas virtualmente. Cada núcleo se apresentou duas vezes durante esses 3 dias e todas as performances foram gratuitas.
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Ao longo do segundo semestre letivo de 2021, os estudantes da instituição se aprofundaram em temáticas de suma importância como a narratividade e o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, para isso estudaram as produções artísticas de diferentes representantes da arte nacional e analisaram seus respectivos objetos de pesquisa.
Entre eles estão obras de modernistas históricos, como as cartas de Mário de Andrade, e de artistas contemporâneos como a cantora, atriz e compositora Linn da Quebrada, a novelista, jornalista e dramaturga Maria Adelaide Amaral, que é conselheira da ADAAP, a ativista e educadora Naine Terena e o cineasta Valter Rege.
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O trabalho do ator e diretor José Celso Martinez Correa, o Zé Celso, artista pedagogo do módulo amarelo, também foi fonte e referência utilizada pelos jovens ao longo destes meses e suas ideias estão inseridas nos projetos, assim como o trabalho do educador e historiador Allan da Rosa, referência no movimento de Literatura Periférica de São Paulo e autor de livros como Da Cabula e Zagaia.
Joaquim Gama, coordenador pedagógico da SP Escola de Teatro, comenta a importância da temática trabalhada pelos estudantes, elucidando como tais questões foram fundamentais para as discussões do semestre, ao oferecerem um rico material pedagógico e social.
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Gama afirma que a Mostra dos Experimentos trouxe e honrou a memória desses 100 de tradição e ruptura do modernismo brasileiro. Os estudantes utilizaram suas pesquisas para promover discussões acerca do papel político da arte e cultural da arte na sociedade e, dentro da necessidade de continuar exercendo o direito ao teatro, passaram a investigar perspectivas estéticas do Teatro Digital.
“Somam-se aos pontos de vista dos estudantes, o desafio do fazer teatral em tempos pandêmicos. O teatro como a arte da presença, da relação íntima entre artistas e espectadores, precisou estar onde a vida passou a ser compartilhada – ambiente virtual. ” declara.