SP Escola de Teatro recebe comitiva da Noruega para construir novas parcerias acadêmicas e artísticas

Publicado em: 20/09/2024 | por: Guilherme Dearo

A unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro recebeu ontem (19) uma comitiva de acadêmicos noruegueses para discutir parcerias, práticas e intercâmbios entre Brasil e Noruega, iniciando um novo capítulo no rico histórico de parcerias internacionais da Instituição.

Ivam Cabral, diretor-executivo da SP Escola de Teatro, Beth Lopes, coordenadora pedagógica, e Marcio Aquiles, responsável pelos projetos internacionais e parcerias, receberam a comitiva que era composta por Marianne Skjulhaug, reitora da KHiO – Oslo National Academy of the Arts, e Manuel Pelmuş, pró-reitor de pesquisa da KHiO – Oslo National Academy of the Arts, entre outros acadêmicos de universidades como Kristiania University College, Oslo Metropolitan University e University of Oslo.

O grupo debateu os próximos passos para desenvolver um projeto de intercâmbio estudantil, docente e artístico entre a SP Escola de Teatro e as universidades e centros artísticos da Noruega.

“A reunião que tivemos com Marianne Skjulhaug, reitora da Academia Nacional de Artes de Oslo (KHiO), foi excelente. Nós temos, na SP Escola de Teatro, uma conexão muito forte com os países escandinavos, com parcerias há mais de dez anos com, por exemplo, a Universidade das Artes de Estocolmo e com a Academia de Teatro de Helsinque. Somados, foram mais de cem intercâmbios de estudantes e professores com essas duas instituições até hoje. E é o que pretendemos desenvolver a partir de agora com a KHiO também. Temos muito futuro pela frente”, afirma Ivam Cabral, diretor-executivo da SP Escola de Teatro.

Confira como foi o encontro:

Histórico com a Noruega

Nos últimos anos, a área de projetos internacionais construiu uma relação potente com escolas e acadêmicos da Noruega, promovendo trocas e diversos projetos.

Confira algumas das parcerias:

– Em agosto de 2024, Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso de Direção da SPET, promoveu, na Universidade de Oslo – Uniarts, um workshop de atuação e direção para estudantes. Já no Sindicato dos Artistas do Palco da Noruega, ele promoveu uma palestra sobre decolonialidade.

– Em outubro de 2022, García Vázquez ministrou um curso de teatro decolonial na Oslo Academy of Theatre.

– Em 2020, estudantes da SP Escola de Teatro participaram de um projeto teatral internacional da Alexandria Nova, reunindo universidades europeias e a SPET.

Notícias | 26/ 09/ 2024

Escritora Adriana Amorim fala aos estudantes da SP Escola de Teatro neste sábado (28)

Notícias | 26/ 09/ 2024

“Aipim, o palhaço das pernas de pau” se apresenta em São Paulo