SP Escola de Teatro

Jé Oliveira dirige releitura do icônico Show Opinião no Itaú Cultural

Jé Oliveira dirige releitura do icônico show Opinião no Itaú Cultural. | Foto: Divulgação/José de Holanda

De 6 a 9 de junho – quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 19h – o Itaú Cultural recebe o espetáculo “Pega, Mata e Come: 60 anos de Opinião”, uma releitura do clássico dos anos de 1960, é dirigida por Jé Oliveira, com Ellen Oléria, Xis, Alessandra Leão, Paulo Tó e Xeina Barros no elenco.

Como todas as atividades do Itaú Cultural, a programação é gratuita e tem tradução simultânea em Libras. Os ingressos já podem ser reservados pela plataforma INTI.

Musical histórico dirigido por Augusto Boal em 1964, o “Opinião” teve como elenco inicial João do Vale, Zé Keti e Nara Leão, posteriormente substituída por Maria Bethânia. A releitura a ser apresentada no IC nasceu de uma proposta do Instituto Augusto Boal e conta com a dramaturgia de Mariana Mayor e Julian Boal.

“Pega, Mata e Come: 60 anos de Opinião” tem uma linguagem híbrida – mescla ao show intervenções teatrais de forma a intercalar com as canções uma dramaturgia desenvolvida a partir de histórias trazidas pelo elenco.

O emblemático show foi a primeira resposta estética contra o golpe militar de 1964 e marcou a história da música popular brasileira ao propor uma nova forma de se pensar a relação entre música, teatro e política. Nara Leão, Zé Keti e João do Vale apresentavam suas histórias de vida.

Por meio de textos e canções, conectavam-nas com os problemas políticos e sociais que atravessavam o Brasil naquele momento, como o êxodo rural, a desigualdade social, o imperialismo, a pobreza, o machismo, a falta de perspectiva do trabalho artístico na indústria fonográfica e os sonhos de liberdade e transformação que eram gestados.

Nessa nova configuração, “Pega, Mata e Come: 60 anos de Opinião” propõe uma releitura criativa da montagem original, utilizando no repertório canções emblemáticas como o samba Opinião, de Zé Keti ou Carcará, de João do Vale, imortalizada na voz de Bethânia. O show também incorpora linguagens artísticas contemporâneas trazendo para o palco questões sociais, estéticas e políticas atuais que oferecem novos sentidos para o espetáculo de 1964. “A ideia é recuperar a obra dirigida por Augusto Boal, relembrá-la e criar, a partir dela, um novo show que provoque sentidos e sentimentos” diz Paulo Tó.

Serviço

Espetáculo “Pega, Mata e Come: 60 anos de Opinião”

De 6 a 9 de junho (quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 19h)

Capacidade: 224 lugares

Entrada gratuita

Ingressos: https://itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket/

Classificação indicativa: livre

 

Ficha técnica

Direção cênica: Jé Oliveira

Dramaturgia: Julian Boal e Mariana Mayor

Elenco: Ellen Oléria, Xis, Alessandra Leão, Paulo Tó e Xeina Barros

Músicos: Thiago Sonho, Lua Bernardo, Rodrigo Caçapa, Marcelo Cabral

Desenho de Luz: Matheus Brant

Figurino: Éder Lopes

Som: Caio Alarcon e Ale Viana

Projeções: Bianca Turner

Sair da versão mobile