SP Escola de Teatro

Sede Brás da SP diverte crianças da região com ação educativa sobre Mulheres do mundo promovida pelo Programa Kairós

No último sábado, 26, na sede Brás da SP Escola de Teatro o período da manhã (entre as 10h e 13h30) foi reservado para divertir e conscientizar as crianças da região a respeito das múltiplas vivências femininas ao redor do mundo. Foram promovidas ações lúdicas e recreativas para a faixa etária de 6 a 12 anos no projeto Tendas de Cidadania. O evento foi uma ação do Programa Kairós em parceria com o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), e esse tema especial foi escolhido em virtude do mês de março, que é simbólico pela luta feminina.

Espetáculo que expõe vida do campesinato brasileiro estreia no próximo dia 8 de abril na SP Escola de Teatro

Fernanda Paniguel, mobilizadora local do CDHIC, explicou a importância de discussões como essa integrarem o projeto. Voltado principalmente para questões migratória, o Tendas da Cidadania procura criar um espaço de acolhimento, quebras de fronteiras, luta pelo diretos humanos e combate a xenofobia. No entanto, nesse contexto ele também assume o compromisso de tratar sobre temas urgentes e delicados de maneira lúdica e acessível ao público infantil. Fernanda pontuou que falar sobre direitos humanos e combate à xenofobia é de extrema importância para as novas gerações:

“Dentre estas pautas, é muito necessário falar sobre as mulheres neste mês de março, onde para além da celebração falamos de lutas e conquistas, por se tratar sobretudo de um mês de reinvindicação e combate à violência, principalmente a violência doméstica que infelizmente cresceu muito nos últimos 2 anos no Brasil.”

Kairós divulga lista de agendamentos do edital de empréstimo de equipamentos de acesso à internet

Além disso, a ativista afirmou a relevância da parceria com a escola, que decidiu abraçar o projeto:

“Certamente este é um marco para a comunidade Migrante” comentou.

O Programa Kairós é o setor da instituição que oferece bolsa- auxílio para estudantes, apoio psicológico e também ajuda em oportunidades profissionais e iniciativas internacionais. A competência destas ações possibilita a instituição exercer seu papel de contribuir para a construção de uma sociedade pautada por ideais de justiça e igualdade. Nesse sentido, o analista de projetos João Rodrigo comenta que:

“A colaboração com o CDHIC é essencial para a SP, que deseja criar um espaço para esse diálogo, uma vez que no território do Brás vivem muitos imigrantes. Esse recorte feito com o público infantil é muito importante, um trabalho fundamental se pensarmos no combate ao racismo e a xenofobia”.