SP Escola de Teatro

Raissa Matos, artista egressa da SP Escola de Teatro, realiza oficina sobre dramaturgia na dança, no próximo sábado (4)

Raissa Matos | Foto: Divulgação

Raissa Matos, estudante egressa do curso técnico de Direção da SP Escola de Teatro, realiza a oficina Dramaturgia em Dança, no próximo sábado (4), no espaço Casa Gemi, que fica localizado na Zona Oeste da cidade de São Paulo.

A partir de improvisos guiados e exercícios teatrais, o curso busca explorar elementos e práticas que levarão a uma partitura coreográfica a ser trabalhada em diferentes intenções de movimento. Dessa forma, o objetivo é investigar as possibilidades da interpretação na dança.

Nascida em Santos, e crescida em Tatuí, Raissa iniciou como dançarina em 2008, com aulas de jazz e dança de rua. Posteriormente, se dedicou em aperfeiçoar suas práticas em danças urbanas, participando de festivais regionais e nacionais. Em 2015, passou a dar aulas e coreografar grupos e nesse mesmo ano fundou, juntamente com seu companheiro de direção Mat Kaytan, o primeiro festival de dança intermunicipal da cidade de Tatuí, chamado MOVIMENTA, que acontece até os dias de hoje. Em 2017, se formou em Cenografia, em Iluminação e em Performance e Aperfeiçoamento em Artes Cênicas pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí. A partir desse momento, passou a desenvolver sua pesquisa com a linguagem da performance art, dança teatro e teatro físico.

Processo Seletivo 1/2023: Convocação de suplentes; matrículas acontecem na terça-feira (31)

Ao se mudar para São Paulo, em 2018, ingressou no curso Técnico em Dança pela ETEC de Artes, e desenvolveu o projeto solo CORPO TENSO, o qual ainda se mantém em constante pesquisa e transformação, ao investigar a expressão do corpo a fim de desenvolver dispositivos de expansão de percepção sensível ao longo de processos de criação cênica. No mesmo ano, integrou o núcleo experimental de dança teatro Cia da Vila e apresentou na 33ª Bienal de Artes de São Paulo como performer na obra “Days of Being Free”, da artista nigeriana Wura Natasha.

Atualmente está cursando Dramaturgia da Dança pela São Paulo Escola de Dança e vem aprofundando sua pesquisa enquanto artista do corpo e da cena, tendo participado de aulas e residências com Coletivo “Teatro da Pomba Gira”, Cia. “Mungunzá de Teatro”, “T.F. Style Cia de Dança”, Coletivo “Corpos Nômades”, “Fernanda Fiuza”, “Al Nascimento”, Cia. “A Fleur de Peau” (Paris), “Felix Oropeza” (Venezuela) e “PERA School of Performing Arts” (Chipre).

Oficina: Dramaturgia em Dança.
Público alvo: atores, dançarinos, artistas do corpo em geral.
Data: 04 de Fevereiro, das 14h às 16h.
Local: Casa Gemi – Rua Armando Gemi 4A, Vila Anglo
Para garantir a vaga é necessário preencher o formulário e enviar o comprovante de pagamento para o mesmo email da chave PIX: dancaflex.rai@gmail.com
Valor individual: R$ 45 / Comprando em conjunto o valor sai por R$40 cada.