A companhia de teatro Os Satyros lança, na quarta-feira (28), o livro “O Incrível Mundo dos Baldios” (Giostri), com a dramaturgia do mais recente espetáculo do grupo, em cartaz desde março em São Paulo. O lançamento acontece na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro a partir das 19h. A entrada é livre.
A obra é assinada por Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, e Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso de Direção da Instituição. Os dois, que são fundadores dos Satyros, estarão presentes para uma sessão de autógrafos.
O texto do espetáculo levanta uma discussão sobre igualdade, embalado no encanto das pequenas coincidências que fazem o mundo girar. A trama narra encontros, em uma noite de ano novo, entre pessoas que torcem por milagres em suas vidas, de uma refugiada palestina a uma cantora transexual que conversa com um casal evangélico no ponto de ônibus.
Conhecidos por integrar artistas das mais diversas minorias sociais em seus trabalhos, desta vez não é diferente. O elenco conta com atuantes que vão de adolescentes a idosos, assim como com um egresso do sistema prisional, uma transexual e uma refugiada palestina.
Além dos relatos dos atores e atrizes, durante o processo de criação o grupo também discutiu, entre outros temas, o conceito de milagre e a Teoria do Caos. Do primeiro, que diz respeito sobre o extraordinário, sobre aquilo que está além do conhecimento humano, veio a ideia de um anjo que acompanha todos os personagens. Já a investigação sobre Teoria do Caos ajudou a moldar os encontros, a princípio arbitrários, que formam a trama.