SP Escola de Teatro

Oh, São Genésio!

Resguarde os pseudo-doutores,
Bardos, os interpretadores
E também as aves dos trapézios.
Oh, São Genésio!

 

Na última sexta-feira (19), os atores e atrizes comemoraram sua data especial. Hoje, 25 de agosto, é dia de homenagear o santo padroeiro desses profissionais do palco e também dos músicos: o São Genésio.

Diz-se que Genésio de Roma era um comediante que viveu na segunda metade do século III e início do IV. Líder de um grupo de teatro, certa vez teria apresentado uma peça ao imperador Diocleciano, um dos maiores perseguidores dos cristãos.

Embora o objetivo da encenação fosse justamente ridicularizar os ritos católicos, o governante não se sentiu satisfeito. E, alegando que a atuação havia sido muito realista em uma cena do sacramento do batismo, ordenou que o ator fosse torturado e decapitado.

Há, ainda, outras versões sobre da história, como a de que ele teria se convertido ao cristianismo durante a interpretação e se recusado a ceder às ordens do imperador.

Apesar de sua existência ser alvo de discussões, é possível que Genésio tenha sido enterrado em um cemitério na Via Tiburtina, uma antiga estrada romana. Já seus pertences estariam divididos entre as igrejas San Giovanni della Pigna e Santa Susanna di Termini e a capela de São Lourenço, ambas na Itália.

A despeito da falta de evidências que comprovem sua vida, Genésio foi venerado no século IV, quando teve uma igreja construída em sua memória, que foi reformada pelo papa Gregório III, em 741 d.C.

A lenda diz que Genésio não tinha nenhuma ligação com a igreja católica e, até hoje, não se sabe quais milagres defenderiam sua canonização. Entretanto, independentemente de como Genésio tenha se convertido ao cristianismo, ele morreu como um mártir e se tornou patrono dos santos para os atores e músicos, sendo invocado, inclusive, contra a epilepsia.

Na cena teatral, sua morte inspirou o dramaturgo Henri Ghéon a escrever a peça “O Comediante e a Graça”, baseada na conversão de São Genésio e o martírio que a sucedeu. No enredo, Genésio é um romano com vocação teatral que participa de uma paródia cômica do batismo cristão. O papel levou o ator a se infiltrar no meio católico para fazer um laboratório e viver o papel com mais autenticidade. Isto fez com que ele acabasse vítima do seu próprio zelo artístico.

 

Confira abaixo a oração a São Genésio:

 

Como se começa uma oração
por intermédio de
uma interrogação?
Oh, São Genésio!

 

Dê-me certezas ou teses em progresso
uma vez que possuo
dúvidas em excesso
Oh, São Genésio!

 

Esta prece é sem hipocrisia
busca somente
pedir por sucesso e uma quantia
Oh, São Genésio!

 

Mas é também a ode
de quem preferiu ser santo diverso
só para fugir do assédio
Oh, São Genésio!

 

Proteja-me da tentação
de justificar a tirania
como correção de sacrilégio
Oh, São Genésio!

 

Pelos números pares
Ímpares, primos
E um maior quinhão pro zero
Oh, São Genésio!

 

Pelo mofo, o ouro
O senta e levanta, o ouvido mouco
E uma cota grande pro tédio
Oh, São Genésio!

 

Pelos enforcados
Pelas bruxas, açoitados
à ignorância do homem médio
Oh, São Genésio!

 

Meu cérebro raciocina
Para, raciocina, para
e entra em recesso
Oh, São Genésio!

 

Resguarde os pseudo-doutores
Bardos, os interpretadores
E também as aves dos trapézios
Oh, São Genésio!
 

 

Texto: Felipe Del 

Sair da versão mobile