Morreu, na madrugada desta sexta-feira, 3, o ator Sérgio Mamberti, aos 82 anos, em São Paulo. Ele estava internado por conta de uma pneumonia, e não resistiu a uma infecção nos pulmões, sofrendo falência múltipla dos órgãos.
Nascido em Santos, em abril de 1939, fez sua estreia no teatro com a peça Antígone América, em 1963, produzida por Ruth Escobar e dirigida por Antônio Abujamra.
No cinema, atuou em várias produções marcantes, como O Bandido da Luz Vermelha, Toda Nudez Será Castigada e A Hora da Estrela.
Durante a carreira, colecionou inúmeros papéis de destaque, entre eles seu personagem mais querido, o saudoso Dr. Victor do Castelo Rá-Tim-Bum. Também participou de diversas produções da TV Globo, como A Diarista e Os Normais. Atualmente, esteve no elenco de 3%, série brasileira produzida pela Netflix.
Suas últimas peças no teatro foram Visitando o Senhor Green, em 2015, Um Panorama Visto da Ponte, em 2018, que lhe fez vencer o Prêmio APCA, e O Ovo e a Serpente, em 2019.
Se manteve ativo nos palcos digitais durante a pandemia, participando do espetáculo Novo e Normal e do lançamento da SP Escola de Teatro Digital, em 2020.
A SP Escola de Teatro lamenta a perda desde grande ator e se solidariza com a família, amigos e fãs.