Na noite de sexta-feira, 30, o mundo do teatro ficou mais triste. Morreu o ator Roberto Francisco, vítima de falência múltiplas de órgãos. Ele tinha passado mal na quinta-feira, 29, dia em que foi hospitalizado na UTI em um hospital na cidade de São Paulo, onde não resistiu. Roberto tinha 76 anos.
O ator é dono de uma das carreiras mais respeitadas no teatro, deixando uma trajetória de 50 anos nas artes cênicas.
Entre tantos projetos, atuou em produções que fizeram história como O Balcão, dirigido por Victor García; Macunaíma, histórica encenação de Antunes Filho, e O Incrível Mundo dos Baldios, direção de Rodolfo García Vázquez, um dos sucessos da Cia. de Teatro Os Satyros.
“Roberto era um operário do teatro. Na melhor acepção dessa palavra. Um trabalhador dedicado e extremamente devotado, culto e extremamente generoso. E o melhor amigo também. Vai fazer tanta falta…”, afirma o ator e diretor executivo da SP Escola de Teatro Ivam Cabral em entrevista ao Blog do Arcanjo.
Sua última peça foi Uma Canção de Amor, onde interpretava um presidiário que vivia uma relação intensa de amor e desejo com um colega mais jovem, interpretado por Henrique Mello.
Os colaboradores da SP Escola de Teatro lamentam, consternados, a morte de Roberto Francisco.