No período de 22 de junho a 17 de julho de 2023, estão abertas as inscrições para a 5ª Mostra de Teatro de Heliópolis. Esta iniciativa tem o objetivo de apresentar um panorama teatral de artistas, coletivos e grupos periféricos, cujas atividades sejam desenvolvidas em comunidades populares ou periferias do estado de São Paulo.
Realizada pela Companhia de Teatro Heliópolis e pela produtora MUK, a quinta edição da Mostra acontecerá de 12 a 19 de agosto, na Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho e nas ruas de Heliópolis. A programação será composta por onze sessões de espetáculos teatrais (infantis e adultos, com rodas de conversa, e de rua), duas oficinas de aprimoramento teatral e uma vivência teatral, além da Feira Literária Periférica.
Os grupos profissionais que se enquadram no perfil do evento podem se inscrever, exclusivamente, pela ficha de inscrição disponível no site do projeto. Os selecionados receberão, a título de cachê, o valor de R$ 6 mil.
O desejo de realizar a 5ª Mostra de Teatro de Heliópolis vem ao encontro da urgência de dar continuidade a ações que criem mecanismos para fortalecer, estimular e difundir a criação artística de grupos e artistas teatrais atuantes em comunidade populares, bem como da necessidade de oferecer oportunidades e visibilidade à rica e pulsante cena teatral periférica.
A curadoria da Mostra é de responsabilidade do professor e crítico teatral Alexandre Mate. A direção artística é de Miguel Rocha, fundador da Cia. de Teatro Heliópolis. Daniel Gaggini e Dalma Régia assinam a direção de produção do evento. Este projeto foi contemplado pelo ProAC Editais – Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Inscrições
Os interessados devem acessar o site do evento, ler o regulamento e preencher a ficha de inscrição até o dia 17 de julho. Só serão aceitas inscrições de grupos, entidades, coletivos ou artistas independentes que comprovem atuação em comunidades populares ou regiões periféricas.
+ Festival SatyriCine Bijou começa nessa quinta (22) com homenagem a Zezé Motta e Silvio Tendler