SP Escola de Teatro

Ivam Cabral, diretor-executivo da SP Escola de Teatro, participa como palestrante de festival em Portugal

Lançamento do livro "Os Satyros: Teatricidades - experimentalismo, arte e política", com Marcio Aquiles e Ivam Cabral, no Sesc 14 Bis. (07/08/2024). | Foto: Rodrigo Reis

Em 30 de setembro, Ivam Cabral, diretor-executivo da SP Escola de Teatro, embarca para Funchal, em Portugal. Ele participa como palestrante convidado do I Encontro da Rede Internacional de Teatro e Comunidade e Artes Participativas, que terá como tema “Teatro e Comunidade na Construção do Futuro”.

O encontro pretende uma reflexão, coletiva e interdisciplinar, para demarcar e valorizar terrenos de investigação que interligam a atividade cultural, a criação artística as ciências sociais e as políticas públicas.

O evento acontece de 2 a 4 de outubro. No dia 2, Ivam Cabral apresenta sua fala, “Educação, Teatro e Ecologia”.

A partir da perspetiva expandida do conceito de ecologia, como matéria científica que estuda interações entre organismos e seu ambiente, ou seja, englobando tanto interações físico-naturais quanto sociais, a apresentação de Ivan Cabral irá demonstrar como o pensamento sistêmico (Fritjof Capra) e a pedagogia da autonomia (Paulo Freire) culminaram, por meio dos projetos cênicos e sociais do grupo Os Satyros, a partir de 2000, na criação de um território solidário (Milton Santos) na região central da cidade de São Paulo.

A extrapolação de tais estratégias deu origem, em 2010, à SP Escola de Teatro, maior centro formativo para as artes do palco da América Latina.

A SP Escola de Teatro participa do evento como entidade parceira, ao lado de outras quinze universidades, entidades e grupos teatrais de países como Portugal, México e Argentina. Do Brasil, também participam grupos teatrais como a Cia Os Satyros e a Companhia do Latão.