SP Escola de Teatro

Dra. Isildinha Baptista Nogueira recebe estudantes da SP Escola de Teatro neste sábado (5)

Isildinha Baptista Nogueira, presidente do conselho da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap). (11/9/2024) | Foto: Clara Silva.

Acontece neste sábado (5) das 12h às 13h na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro mais um encontro dos estudantes da Instituição com a Dra. Isildinha Baptista Nogueira, presidente do conselho da ADAAP.

O encontro semestral com os estudantes dos oito cursos técnicos faz parte do Escuta SP, um projeto que visa possibilitar um espaço coletivo e individual, de escuta e fala, tendo em vista a elaboração na esfera da clínica psicanalítica das questões político-pedagógicas enredadas com o teatro, a arte, a cultura, a educação e a sociedade.

A ideia da presidente do conselho da ADAAP e psicanalista do Instituto Sedes Sapientiae, Isildinha Baptista Nogueira, juntando-se aos esforços da equipe pedagógica, é conquistar um ambiente que garanta o melhor acolhimento aos estudantes, docentes e colaboradores.

A psicanálise, neste sentido, propõe uma escuta em grupo e/ou individual com o/a psicanalista, afim de que o/a/e estudante analisado encontre as suas próprias respostas, ressignificando o sofrimento, as dores e os traumas, questões que permeiam os/as/es jovens estudantes nestes tempos difíceis para muitos, sem contar com as mudanças sociais que vimos passando com as políticas de identidade de gênero, classe, sexualidade e etnia, segundo os quais temos sido afetados e afetamos, afetividades que interferem nas relações de ensino-aprendizagem.

+ Leia a entrevista com Isildinha Baptista Nogueira

+ Veja como foi o primeiro encontro com os estudantes

Isildinha Baptista Nogueira (1954) é mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Fez sua formação nos Ateliers de Psychanalise, em Paris, com Radmila Zygourys, uma das fundadoras da instituição.

Ela é pioneira ao incluir a discussão do corpo no contexto da condição de mulher negra e brasileira e também foi uma das primeiras a abordar com o instrumental psicanalítico tanto a dimensão sociocultural quanto a subjetiva da condição de negro no Brasil.

Em 2022, foi indicada ao Prêmio Jabuti na categoria de não-ficção pelo livro “Cor do Inconsciente: Significações do Corpo Negro”. A obra expõe as raízes do racismo entranhado nas camadas sociais, inclusive adentrado em indivíduos que não se consideram racistas, a partir de um estudo do pensar em si mesma num contexto em que a cor de sua pele é alvo de discriminação.

+ Isildinha Baptista Nogueira fala sobre Letramento Racial