Na última terça-feira, 14, o curso de Introdução ao teatro de máscaras, oferecido pela Extensão Cultural da SP Escola de Teatro, teve seu primeiro encontro na sede Brás. As aulas são orientadas pelo pesquisador Gabriel Bodstein e acontecem às terças e quintas-feiras até dia 18 de abril.
A oficina aborda a máscara teatral e sua potencialidade como instrumento para a criação cênica. Por meio de exercícios técnicos, conteúdo expositivo, debates e demonstrações com alguns tipos de máscaras (neutras, básicas e expressivas), o orientador apresenta aos integrantes os principais códigos da linguagem, compartilha procedimentos e experiências de criação.
Neste primeiro momento do curso, o foco está na abordagem do trabalho com a máscara neutra, possibilitando ao intérprete o contato com o corpo em estado de repouso e o desenvolvimento da escuta e prontidão.
Ao decorrer do curso, a segunda parte será dedicada às máscaras básicas e expressivas inteiras, as quais carregam em seus traços expressões que definem as grandes linhas de um personagem. Para a etapa final, será proposto uma vivência de um pequeno processo criativo, contendo a criação de roteiro, ensaio e apresentação de cenas curtas.
A Extensão Cultural da SP Escola de Teatro oferece, todos os meses, diferentes cursos gratuitos de curta duração com temáticas que abrangem várias áreas artísticas: dança, circo, performance, canto, moda, entre outros. Com esta área específica, a SP tem a finalidade de suprir as demandas em formação e qualificação profissional com conteúdos complementares que vão além do curso técnico.
Confira a galeria de fotos da primeira aula: