A Velha Companhia e o Tablado de Arruar estão com espetáculos em cartaz, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Uma boa oportunidade de conhecer o trabalho destes dois grupos que têm uma trajetória importante no universo teatral da cidade de São Paulo.
O Tablado de Arruar apresenta o espetáculo “Abnegação II – O Começo do Fim”, com direção de Alexandre Dal Farra e Clayton Mariano, sempre às quintas, sextas e sábados, às 20h.
Narrada em dois planos ficcionais que se tensionam mutuamente, “Abnegação II – O Começo do Fim” expõe com violência a trajetória contraditória de um partido de esquerda que, na busca de crescente poder político, cede mais e mais à dinâmica criminosa e cínica que organiza e estrutura o poder no capitalismo, sobretudo em sua versão marginal e periférica. Jorge, militante que se nega a tomar parte dessa nova lógica, torna-se um empecilho e é devidamente eliminado. A violência, ao mesmo tempo conhecida e desconhecida de todos nós, está presente constantemente enquanto ameaça desagregadora, constituindo uma espécie de camada, ao mesmo tempo real e imaginária, que sustenta a história central e aos poucos se funde a ela.
Já a Velha Companhia estreia seu novo espetáculo: “Valéria e os Passaros”, texto de José Sanchis Sinisterra, com direção de Kiko Marques, às segundas e terças-feiras, às 20h.
Em “Valéria e os Pássaros”, a protagonista, filha de vítimas de uma ditadura militar, vive obcecada em encontrar o revolucionário por quem se apaixonou quando tinha 15 anos e que desapareceu pouco depois. Em sucessivas sessões de “convocação”, desfilam ante ela familiares conhecidos, espíritos de todos os níveis. Conforme a obra avança, as reflexões tragicômicas sobre a vida “do outro lado” dão espaço a uma ácida visão das causas da morte de seu amor: o encontro não é com o homem, mas entre a história dos mortos e o público.
Abnegação II – O Começo do Fim
Até 13 de junho – quintas, sextas e sábados – 20h
Classificação: 16 anos
40 lugares (retirar senhas com 30 minutos de antecedência)
120 minutos
Valéria e os Pássaros
Até 14 de julho – segunda e terça-feira – 20h
Classificação: 12 anos
40 lugares (retirar convites com 60 minutos de antecedência)
100 minutos
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3222-2662 / 3221-4704